Os poços que não possuem muros ou que não estejam eficazmente vedados colocam em risco a vida de pessoas e animais sendo, por isso, obrigatório que tenham um resguardo ou uma cobertura adequada. Até o próximo dia 27 de fevereiro, diversas ações de sensibilização e fiscalização nessas estruturas serão realizadas no âmbito da prevenção de acidentes, pelo Comando Territorial da GNR de Santarém.
Até o momento já foram desenvolvidas 59 ações, 111 poços foram fiscalizados e 15 autos de contraordenação elaborados. Com o objetivo de prevenir os acidentes as intervenções tiveram início no dia 1 de dezembro de 2016, informou a GNR.
As denuncias de situações de incumprimento podem ser feitas nos postos territoriais da Guarda Nacional Republicana (GNR), através da linha “SOS Ambiente e Território” com o número azul 808 200 520 ou através do email sepna@gnr.pt. O apelo da GNR é para que toda a população e entidades privadas e públicas fiquem atentos e se verificarem qualquer situação de incumprimento façam o comunicado, visando evitar qualquer acidente.
Vinicius Alevato