Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião vai abrir em 2016 Museu das Mantas e Teares de Belver

Um museu dedicado às mantas e tapeçarias tradicionais produzidas em Belver, no concelho de Gavião, distrito de Portalegre, vai abrir no primeiro trimestre de 2016, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, José Pio.

- Publicidade -

O autarca explicou que a abertura do espaço museológico de Belver estava prevista para novembro deste ano, mas, devido a “um problema em termos de construção, a obra atrasou”.

Segundo José Pio, o projeto pretende “reavivar uma tradição bem típica” daquele concelho, no sentido de “cativar os mais novos” para aprenderem a produzir este tipo de peças.

- Publicidade -

O museu, de acordo com o autarca, fica instalado num edifício onde funcionou uma antiga unidade de produção de mantas e tapetes, sendo “o espaço composto por uma parte museológica e por uma outra área para trabalhar as peças ao vivo”.

“É nossa intenção ter pessoas no museu a trabalhar ao vivo. Nós até estamos a ponderar a hipótese de concessionar o espaço a artesãos que queiram usufruir dele”, acrescentou o autarca.

O edifício onde vai surgir o Museu das Mantas e Teares de Belver foi adquirido há vários anos pelo município, tendo o projeto museológico contado com um investimento de 250 mil euros.

Defendendo que o futuro da região passa pelo setor do turismo, José Pio referiu que a abertura do museu constitui “mais uma aposta” no sentido de aumentar a oferta turística do concelho de Gavião.

 

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here