Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião | Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia testados à covid-19

Os testes de despistagem à covid-19 em todos os lares do distrito de Portalegre já avançaram, incluindo na Santa Casa da Misericórdia de Gavião, tendo sido realizados esta terça-feira, 21 de abril, aos trabalhadores da instituição gavionense.

- Publicidade -

A análise decorre com “regularidade. Como os funcionários estão a trabalhar em ‘espelho’, dois dias antes da entrada ao serviço de cada equipa”, que trabalha por turnos, “serão testados”, uma medida que pretende “evitar que transportem o vírus” para dentro dos lares, explicou ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio.

A realização de testes de diagnóstico covid-19 nos lares de todo o distrito de Portalegre surge no âmbito de um protocolo celebrado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e a Segurança Social, explicou o autarca.

- Publicidade -

O objetivo do “programa preventivo para lares” é realizar testes em funcionários mas também nos utentes de todos os lares do Alto Alentejo, “desde que cumpram os requisitos obrigatórios”.

Os idosos serão submetidos a testes “se apresentarem sintomatologia” e se positivo o resultado será comunicado à Segurança Social bem como ao presidente da Câmara Municipal, refere José Pio.

Os testes foram realizados esta terça-feira porque “novas equipas entram ao serviço amanhã” na Santa Casa da Misericórdia de Gavião, explica. Também os funcionários do Centro Social de Margem “com troca de turnos na sexta-feira” realizam testes ainda hoje ou amanhã, acrescentou o presidente. E no início de maio será a vez dos trabalhadores do Centro Social Belverense, na freguesia de Belver, a serem testados à covid-19 “antes da próxima troca de turnos” diz. Cada equipa está ao serviço durante 14 dias seguidos.

A CIMAA informa, em comunicado, que os municípios do distrito de Portalegre têm os seus centros de isolamento preparados e capacitados, disponibilizando um total de 1432 camas.

Os centros de diagnóstico à Covid-19, que entraram em funcionamento há duas semanas, nas três cidades do Alto Alentejo – Ponte de Sor, Portalegre e Elvas – tem realizado, cada um, entre 10 a 15 testes diariamente, prevendo-se que possam aumentar a sua capacidade de realização a todo o tempo.

Até ao momento, o concelho de Gavião mantêm em zero o número de infetados com SARS-CoV-2 (novo coronavírus), a exemplo do que sucede em Ponte de Sor.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome