Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião | Ribeira da Venda com espaço “enriquecido” com piscina de adultos

“Como o prometido é devido, a piscina aqui está!”. Visivelmente satisfeito, o presidente da Câmara Municipal de Gavião inaugurou no sábado, 3 de julho, a piscina para adultos no Parque da Ribeira da Venda, na freguesia da Comenda, respondendo a um “desejo da população já com alguns anos”.

- Publicidade -

Esta nova piscina, que complementa uma já existente para crianças, representa um investimento do município de Gavião na ordem dos 65 mil euros, que arrancou no início de 2021 com um prazo de execução de 90 dias, mas que “atrasou um bocadinho” por “falta de materiais”, explicou ao mediotejo.net o presidente da autarquia, José Pio.

É uma infraestrutura que “enriquece” o espaço da Ribeira da Venda, disse o autarca. “No concelho de Gavião existem dois espaços que a natureza nos doou que são magníficos, um o Alamal o outro a Ribeira da Venda”, considera.

- Publicidade -

Cerimónia de inauguração da piscina para adultos no Parque de Ribeira da Venda, Comenda, Gavião. Créditos: mediotejo.net

O autarca garantiu que o Município de Gavião “continuará a fazer uma aposta firme no Turismo e na criação de infraestruturas para que o turista que nos visita possa cá estar mais do que um dia, e isso só pode acontecer se lhes dermos condições para usufruírem dos espaços mas também poderem ter momentos de lazer, de diversão, em perfeita harmonia entre o cidadão, a natureza e o lazer que querem ter.”

José Fernando Pio deixou no ar a possibilidade de nascer no futuro, em Ribeira da Venda, uma zona de acolhimento para autocaravanas. Uma candidatura com a qual a Câmara Municipal de Gavião se compromete avançar, “logo que haja possibilidade”, assegurou.

Segundo o presidente, a aposta nas potencialidades do concelho “continuará firme”. Por ser um município de interior,  “somos nós quem teremos de provocar” o que acontece no Gavião, referindo a freguesia de Belver, com o castelo e os núcleos museológicos do sabão e das mantas, que “continuarão a merecer um apoio muito grande”, bem como o Alamal, no rio Tejo, e a freguesia de Margem.

O Parque de Ribeira da Venda, Comenda, tem desde sábado 3 de julho de 2021, uma piscina para adultos. Créditos: mediotejo.net

Quanto à Comenda, que descreveu como “uma freguesia onde o Alentejo se sente mais profundamente”, José Pio disse que “merece da Câmara Municipal e dos cidadãos aquilo que hoje aqui têm para inaugurar”.

O autarca terminou o seu discurso pedindo que “usufruam sem estragar”, porque o espaço e as infraestruturas merecem preservação.

ÁUDIO | PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE GAVIÃO, JOSÉ PIO

Cerimónia de inauguração da piscina para adultos no Parque de Ribeira da Venda, Comenda, Gavião. Créditos: mediotejo.net

Por seu lado, o presidente da Junta de Comenda, Carlos Alexandre, afirmou ser “com enorme gosto e imenso orgulho” que a Junta participou na cerimónia de inauguração da piscina para adultos na Ribeira da Venda, lembrando que o Parque de Merendas da Ribeira da Venda “foi idealizado pelo sr. Manuel de Jesus Duarte, que certamente se sentiria orgulhoso desta obra”, agradecendo a sua “ideia visionária para a época”.

A piscina, que “nos últimos 30 anos foi um sonho e um desejo da população da Comenda, passa a ser uma realidade. Este parque, que é uma maravilha da natureza, fica dotado de excelentes condições para receber quem nos visita […] uma atração que vai ser muito importante e uma mais-valia para o setor do Turismo do nosso concelho”, opinou.

José Fernando Pio explicou ao nosso jornal que a construção de uma piscina de adultos “era uma aspiração da população” há muitos anos. “Havia uma piscina para crianças mas os pais precisavam de um espaço para um mergulho. Também melhorámos o relvado e colocámos um deck à volta da piscina.”

O Parque da Ribeira da Venda encontra-se a cerca de um quilómetro de Comenda. Trata-se de um espaço verdejante, com árvores frondosas, relva e uma ribeira com água de nascente e açude, mas que no verão apresenta um caudal cada vez mais reduzido, o que impossibilita os tradicionais mergulhos. O espaço de lazer conta ainda com diversas pontes que cruzam o local, e ainda uma antiga ponte de arcos romanos.

O Parque dispõe agora de diversas infraestruturas, nomeadamente parque de merendas com churrasqueiras, snack bar com esplanada, parque infantil, circuito de manutenção, pista de skate e balneários. A utilização é gratuita.

O Parque de Ribeira da Venda, Comenda, tem desde sábado 3 de julho de 2021, uma piscina para adultos. Créditos: mediotejo.net

A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias entidades do concelho, designadamente vereadores da Câmara Municipal e presidentes de Junta de Freguesia, inclusivamente com a deputada na Assembleia da República eleita por Portalegre, Martina de Jesus.

No dia da inauguração, os primeiros aventureiros a saltarem na piscina ganharam uma camisola.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome