A Câmara Municipal de Gavião, em articulação Agrupamento de Escolas de Gavião, procedeu ao empréstimo de equipamentos tecnológicos (computador e internet) aos alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião que deles não dispunham, para acompanhamento escolar, pelo período considerado necessário.
O Agrupamento de Escolas realizou um levantamento de todos os alunos que necessitavam de equipamentos e “reportou-nos a necessidade de 30 computadores e 30 sistemas móveis de banda larga para acesso a Internet”, disse ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal, José Pio. A distribuição desses equipamentos decorreu esta segunda-feira, 27 de abril, por todo o concelho e também fora, no caso de alunos residentes em concelhos vizinhos mas que frequentam o Agrupamento de Escolas de Gavião.
Este “esforço conjunto, visa promover a igualdade de oportunidades no desenvolvimento das sessões síncronas e assíncronas estabelecidas no plano de ensino à distância elaborado pelo Agrupamento Escolas de Gavião”, devido à pandemia da covid-19, explica o Município em comunicado.
A Internet “é integralmente suportada pelo Município, para já por três meses, e depois logo se verá”, explica o presidente notando que os alunos receberam “computadores a estrear”. Equipamentos “novos” e adquiridos para apoiar no ensino à distância.
A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.