Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião | Município apoia escola à distância com entrega de equipamento informático

À semelhança do resto do País, os alunos de Gavião retomaram na segunda-feira as atividades letivas, mas longe das escolas, regressando das férias antecipadas para o já conhecido ensino a distância que marcou o final do ano letivo passado para tentar controlar a disseminação da covid-19. O Município apoio com 30 computadores e 30 dispositivos de internet.

- Publicidade -

Para minimizar algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Gavião voltou a apoiar com “30 computadores portáteis e 30 bandas largas, segundo as necessidades que foram levantas pelo Agrupamento” de Escolas, explicou ao mediotejo.net o vice-presidente da Câmara, António Severino.

O autarca disse que o Município adquiriu esses equipamentos “no primeiro confinamento, no final de março” e que o Agrupamento “entregou alguns aparelhos que tinha disponíveis de forma a ninguém ficar de fora”.

- Publicidade -

Segundo o vice-presidente, a gestão e entrega dos equipamentos “foi feita depois pelo Agrupamento de Escolas de Gavião, bem como a assinatura de um termo de responsabilidade”.

“As prioridades e os critérios” tiveram em conta “o Escalão Social, mas nenhum aluno ficou de fora deste processo”, assegurou António Severino, acrescentando que “tudo correu dentro da normalidade”, num esforço e articulação entre as duas entidades, autarquia e Agrupamento de Escolas.

E se nem todos os alunos têm computadores também não dispõem de internet em casa. O responsável explica que “os técnicos do município fizeram um levantamento dos problemas de rede” no concelho de Gavião tendo sido adquiridas “bandas largas de acordo com a rede das operações em certos locais”.

Além disso, deu conta, “existiu um acompanhamento técnico quer por funcionários do Município quer por professores do Agrupamento na resolução de problemas no dia a dia com os aparelhos”.

Municipal de Gavião apoia escola à distância com 30 computadores portáteis e 30 bandas largas. Créditos: CMG

Nesta altura “estão já entregues todos os 30 (computadores e bandas largas) bem como os computadores que o Agrupamento tinha disponíveis. O procedimento foi igual à primeira fase. Existiram mais algumas necessidades que estamos a resolver”, observou o responsável.

De acordo com António Severino, o objetivo do Executivo Municipal juntamente com o Agrupamento de Escolas passa por “fazer tudo para que os nossos alunos tenham igual acesso às diversas ferramentas que ajudem a manter uma adequada e contínua aprendizagem”.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome