Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião | Jornada gastronómica destaca “valor gastronómico” do Feijão Frade de Margem

As IX Jornadas do Feijão Frade de Margem, ou seja, a última edição que animou a sede da Associação Cultural e Recreativa de Margem, tiveram lugar em 2019, no concelho de Gavião. Dois anos depois, outra “festa” surge, até dia 5 de outubro, procurando refletir as raízes gastronómicas do povo daquela freguesia.

- Publicidade -

Em 2021, a homenagem ao “valor gastronómico e tradicional” do Feijão Frade não se realiza no local do costume, mas no restaurante do glamping Gavião Nature Village. O evento tem ainda uma componente social, uma vez que por cada refeição – ao almoço ou ao jantar -, reverte um euro a favor do Centro Social de Margem.

Aquele espaço turístico, inspirado na tradição e gastronomia local, criou menus tradicionais para celebrar as raízes da terra, de 30 de setembro a 5 de outubro.

- Publicidade -

A ideia surgiu como “uma homenagem às Jornadas, que este ano voltam a não se realizar na freguesia de Margem” devido à pandemia, conta ao nosso jornal Geny Couteiro, uma das proprietárias do Gavião Nature Village.

Evento dedicado ao Feijão Frade de Margem, no Gavião Nature Village, em Cadafaz. Créditos: mediotejo.net

Além do despertar dos paladares para o melhor que o Alto Alentejo pode oferecer – desde logo o queijo de cabra com marmelada e nozes -, destaca a componente social. “O feijão frade é um produto muito importante para a região, era a base económica das populações rurais e trata-se de uma população cada vez mais envelhecida, que merece apoio”, diz.

Geny Couteiro explica que os proprietários querem “ser inclusivos” nesta aposta de turismo em Gavião. “Não só um produto turístico mas envolver a população e dinamizar a região”. E dessa iniciativa surge a angariação de fundos para o Centro Social de Margem, uma instituição de Vale de Gaviões.

O Cadafaz Restaurant & Sky Lounge oferece uma vista panorâmica para o Castelo de Belver e aposta na gastronomia típica da região, como migas de bolota ou peixe do rio, assim como os enchidos, o azeite e os vinhos alentejanos.

Evento dedicado ao Feijão Frade de Margem, no Gavião Nature Village, em Cadafaz. Créditos: mediotejo.net

Desde quinta-feira e até dia 5 de outubro, a aposta vai para as iguarias confecionadas com feijão frade, como a tradicional salada de feijão frade, e outras propostas mais inovadoras como o Frade, inspirado na doçaria conventual do Convento de Santa Clara.

Chamemos-lhe um brownie de feijão frade com ganache de vinho tinto (no caso da Adega Maior). Outra proposta apresentada é o Paraíso, para degustar no sábado, dia 2 de outubro, sendo um toucinho do céu com frangipane e telha de amêndoas. Guloseimas em parceria com a ‘Mon Sucré Patisserie’, uma confeitaria abrantina de inspiração francesa que cria sobremesas inspiradas nos produtos locais.

Brownie de feijão frade com ganache de vinho tinto. Créditos: DR

O chef do Cadafaz Restaurant & Sky Lounge é responsável por desenvolver uma cozinha regional com um toque moderno, que exalta o que de melhor se produz nas redondezas, com produtos biológicos de qualidade.

Salada de Feijão Frade é um dos pratos que pode degustar no Cadafaz Restaurant & Sky Lounge. Créditos: mediotejo.net

Mas no menu criado para este evento dedicado ao Feijão Frade também podemos encontrar assalhões, entrecosto com migas de volta, ensopado de javali e a tradicional sopa seca.

“Mais do que uma inspiração tentamos que sejam os pratos confecionados no festival gastronómico”, diz por sua vez Fernando Couteiro, também ele proprietário da unidade turística.

No evento, ainda, podemos encontrar um espaço de promoção dos produtos regionais, como azeite de Ponte de Sor, marmelada, queijo de Nisa ou vinho da Adega Maior. Se for muito guloso, e não procurar apenas o tradicional feijão frade, pode ainda provar os macarrons confecionados com esse vinho alentejano.

A iniciativa decorre também em parceria com a Câmara Municipal de Gavião que oferece um bilhete de entrada, por cada refeição, para os museus e castelo de Belver. Créditos: mediotejo.net

A iniciativa decorre também em parceria com a Câmara Municipal de Gavião que oferece um bilhete de entrada, por cada refeição, para os museus e castelo de Belver.

O projeto Gavião Nature Village surgiu para os amantes da natureza e do conforto; glamping é um “campismo com estilo”. Ou seja, para quem aprecia acampar mas dispensa as preocupações de montar tenda ou descarta a simplicidade de dormir no chão, enfiando-se num saco-cama, esta é a forma ideal, que abriu no dia 19 de março, em Cadafaz, apesar da pandemia.

Evento dedicado ao Feijão Frade de Margem, no Gavião Nature Village, em Cadafaz. Créditos: mediotejo.net

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome