Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião | Feira Medieval de Belver, Mostra de Artesanato e Beat Fest cancelados

O Município de Gavião suspendeu todos os eventos culturais, nomeadamente a Feira Medieval de Belver, a tradicional Feira Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião, e o Beat Fest da Comenda, entre outros. A decisão foi tomada em reunião de Câmara que aprovou por unanimidade a suspensão dos eventos, mesmo antes de ser conhecida a decisão do governo em suspender os festivais de música e eventos análogos até ao dia 30 de setembro.

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Gavião aprovou, por unanimidade, suspender todos os eventos culturais no concelho, nomeadamente a XVI Feira Medieval de Belver, a XXVIII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas, o Beat Fest (Festa da Juventude), a Festa Sénior, e as Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade da Ribeira de Margem. Estas medidas surgem no contexto da pandemia por Covid-19.

E apesar da distância temporal de alguns eventos, como por exemplo o Beat Fest que normalmente decorre em agosto, “as contratações dos artistas, da logística necessária, teriam que começar agora”, disse ao mediotejo.net o presidente da Câmara de Gavião, José Pio. “Decidimos não nos vincular a eventos que neste momento não sabemos se podemos realizar”, sublinhou.

- Publicidade -

Ainda que a pandemia tenha uma evolução positiva, antevendo o melhor dos cenários, “falámos com os nossos promotores que nos aconselharam. Mesmo que em setembro haja condições para realizar eventos, será quando todos os festivais vão acontecer, o que nos criaria constrangimentos em termos de recursos humanos”, acrescentou o autarca, ainda antes de conhecer a decisão governamental.

Assim, as festas ficam agendadas para 2021. Para o ano “faremos com mais força. Tem de ser assim!”, constatou.

Tendo em conta o Plano Municipal de Prevenção e Contingência para o o novo coronavírus e as medidas de prevenção já tomadas, o Município decidiu ainda suspender a 15ª Edição do Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens (OMTJ, suspender a 16ª Edição do OMTJ, por tempo indeterminado, criar uma Linha Telefónica de Apoio Social/Apoio Psicológico (número gratuito 800 202 030), e limitar ao máximo de 15 presenças na realização de cerimónias fúnebres.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome