Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião | Cinco dias de cultura nas comemorações do 499º aniversário do Foral

As comemorações do 499º aniversário do Foral da vila de Gavião, a 23 de novembro, feriado municipal, acontecem durante cinco dias no concelho, particularmente na vila alentejana, logo a partir de quarta-feira, dia 21, com a inauguração da exposição “O Jogo da Política Moderna”. No domingo, 25 de novembro, decorre a inauguração do polidesportivo de Atalaia batizado de ‘José Júlio Delgado Cabeça’ em homenagem ao antigo presidente da União de Freguesias de Gavião e Atalaia, recentemente falecido.

- Publicidade -

O Dia do Município de Gavião celebra-se a 23 de novembro (sexta-feira) mas as comemorações do 499º aniversário do Foral da vila arrancam, esta quarta-feira 21, com inauguração da exposição “O Jogo da Política Moderna” na Biblioteca Municipal.

“Um momento que marca o início das comemorações. Um evento revelador e importante para o Município com a possibilidade de termos uma exposição nacional no espaço da Biblioteca” afirma o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio. “Não quisemos perder a oportunidade de ver a caricatura de algumas figuras políticas mais relevantes do panorama nacional, será por certo um momento de exaltação dos políticos porque não são assim todos tão maus e não se importam de ser caricaturados e até apreciados”.

- Publicidade -

Outro “bom” momento na Biblioteca Municipal é a exposição ‘Maquetes’ do autodidata gavionense Rogério Delgado dia 23 de novembro. Trata-se de “várias maquetes de locais e edifícios de Gavião, por exemplo o quartel dos Bombeiros, construídas em diversas matérias”. Rogério Delgado é o autor da pintura mural do Parque Infantil de Gavião.

José Pio destaca “a cerimónia oficial em frente aos Paços do Município” no dia 23 de novembro. Contudo, a “inovação” não foi esquecida. “Queremos que tenha tradução naquilo que as pessoas gostam e vamos ter um Mercado de Natal no Largo do Município” disse. O Mercado de Natal abre com a Banda Juvenil do Município de Gavião, às 10h30 e oferece produtos tradicionais para venda, animação variada, workshops e pinturas faciais para os mais pequenos. De referir de que 16 a 23 de dezembro o Município disponibilizará um comboio de Natal.

Nestas comemorações, o autarca salienta também o Festival de Música Tradicional Portuguesa em que o Grupo de Cantares Terras de Guidintesta recebe a Orquestra Típica de Ourém e o Festival de Tunas, “algo que as pessoas gostam, da irreverência que a juventude manifesta nesses momentos”.

O presidente refere ainda o lançamento de dois livros de autores do concelho. “Odete Canha é uma ex-professora primária natural do concelho que lecionou no concelho e que agora vive em Ponte de Sor, sem nunca perder as suas raízes. Já lançou vários livros”. O agora apresentado é ‘Adelfa, uma flor na floresta’. O outro trata-se de um “relançamento do livro ‘Comenda com Gente’ de Jorge Branco. Momento de muita qualidade e muito interesse cultural e que a Câmara Municipal mantém um apoio muito efetivo porque entendemos dever valorizar o que é nosso”.

No dia 25 de novembro será inaugurado o polidesportivo de Atalaia batizado de ‘José Júlio Delgado Cabeça’ em homenagem ao antigo presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, José Júlio Cabeça, entretanto falecido. A construção do polidesportivo surgiu de “uma necessidade que sentia em Atalaia e na altura fizemos um candidatura ao IPDJ para recuperação de espaços desportivos que foi aprovada. Infelizmente o grande mentor da obra já não a verá concretizada”, lamenta o responsável.

Assim, as comemoração do 499º aniversário do Foral da vila de Gavião “vão ser cinco dias de cultura onde a festa vai também acontecer. Gostamos que culturalmente nesta data seja assinalada de forma bastante vincada não esquecendo aquilo que se associa sempre; um bocadinho de festa”, nota.

Com agenda de inauguração para dia 23 de novembro, o projeto de valorização ambiental e paisagística denominado de ‘Miradouro de Gavião’ (Miradouro da Nossa Senhora dos Remédios) sofreu atrasos na obra e por isso não consta do programa.

“A obra está numa fase adiantada mas não pode ser inaugurada porque não está concluída. Houve algum atraso que o empreiteiro assume como seu, foi necessário a implementação de um novo PT nas fundações e não havia para entrega, as empresas fornecedoras tiveram que fabricar e a obra atrasou um mês” justifica José Pio. A intervenção terá obrigatoriamente de ser concluída até dia 20 de dezembro “para que o Fundo Ambiental que a financia tenha enquadramento em termos de comparticipação”, explica.

Segundo o presidente da autarquia de Gavião “o projeto selecionado pelo Fundo Ambiental vai permitir a “valorização ambiental e paisagística de um espaço absolutamente degradado e ambientalmente desagradável”, tendo feito notar que o espaço a requalificar, “sendo em terrenos rústicos/urbanos, estão na periferia do aglomerado urbano e era insustentável a manutenção como zona de despejos de resíduos inconvenientes”.

A candidatura efetuada pela autarquia de Gavião foi uma das aprovadas com o valor de 200 mil euros, sendo que o custo total da obra ronda os 300 mil euros “saindo 100 mil do orçamento municipal”, concluiu.

Programa:

Dia 21 (quarta)

15h00 -Início da Exposição “O Jogo da Política Moderna”
Desenho Humorístico e Caricatura da I República
Local: Biblioteca Municipal

Dia 22 (quinta)

10h00 – Comemoração do Dia da Floresta Autóctone
Plantação de Árvores com Alunos do Agrupamento de Escolas
14h30 – Apresentação livro – “Adelfa uma flor na floresta” de Odete Canha
Local: Biblioteca Municipal

Dia 23 (sexta)

10h00 – Içar da Bandeira Junto ao Edifício da Câmara Municipal de Gavião, Guarda de Honra pela Corporação de Bombeiros Municipais e acompanhamento pela Banda Juvenil do Município de Gavião.
Abertura do Mercado de Natal
15h00 – Apresentação do livro “Comenda com Gente” – Fotobiografia de uma Aldeia Alentejana, da autoria de Jorge Branco
Local: Biblioteca Municipal
16h30 – Entrega de prémios do concurso para criação do Logotipo do Conselho Municipal da Juventude de Gavião
18h00 – Inauguração da exposição temática de Rogério Delgado “Maquetes”
Local: Biblioteca Municipal
21h00 – Festival de Musica Tradicional Portuguesa
– Orquestra Típica de Ourém
– Grupo de Cantares Terras de Guidintesta
Local: Cineteatro Francisco Ventura

Dia 24 (sábado)

10h30 – Futebol Infantis
C. F. “Os Gavionenses” vs A. C. Fronteirense
11h00 – Cerimónia de Inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Gavião
Local: Jardim Novo
21h00 – XIV Festival de Tunas
Organização: Associação Cultural e Artística da Juventude Gavionense

Dia 25 (domingo)

09h00 – Caminhadas pelo Desporto e pela Natureza
PR2: Corredor Ecológico das Ribeiras de Alferreireira e Barrocas (CANCELADA devido à previsão de maus tempo)
12h00 – Inauguração do Polidesportivo de Atalaia
Homenagem a José Júlio Cabeça
14h00 – Mercado de Natal
15h00 – Campeonato Distrital Seniores
C. F. “Os Gavionenses” vs A. D. Castelo de Vide
16h00 – Atuação no Mercado Natal do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gavião e de Nisa.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome