Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião | Autarquia realiza festa especial para 70 aniversário dos bombeiros

Este sábado, dia 16 de dezembro, pelas 17h00, no Cine Teatro Francisco Ventura, os Bombeiros Municipais  de Gavião irão lançar um livro por ocasião das comemorações do seu 70º aniversário, numa tarde que vai contar com a presença de muitos ilustres convidados, de âmbito local e nacional.

- Publicidade -

Na obra, da autoria de João Manuel Alves Florindo, e com grafismo de José Alves Heitor, estão descritas as memórias e os testemunhos desta corporação ao longo da sua história e de 70 anos de atividade.

- Publicidade -

O vice-presidente da autarquia gavionense, António Severino, descreve este livro como “um reconhecimento aos
Bombeiros  Municipais de Gavião enquanto instituição cívica de
interesse público com uma forte marca de generosidade, merecedora do apoio e do apreço da população”.

“Pelo trabalho e empenhamento de sucessivas direções e de todos os bombeiros, são um caso de sucesso que dignifica toda a comunidade e a sua valorização é uma responsabilidade de todos nós”, destacou o autarca.

“Num tempo de memória curta  este livro é mais uma relativa
à história e património deste concelho tão importante nos dias de
hoje. Nesse sentido um agradecimento aos autores e a todas as pessoas que colaboraram neste obra”, disse ainda o vice presidente da autarquia, antecipando o convite a todos para que marquem presença neste momento, agendado para as 17:00 de sábado.

A edição solidária reverte na totalidade para o Centro Social dos Bombeiros Municipais de Gavião.

Contactado pelo mediotejo.net, o autor da obra, João Florindo, professor e escritor natural de Gavião, disse que a obra resulta de “19 meses de muita pesquisa cronológica e diacrónica ilustrada a preto e branco e a cores, percorrendo os 70 anos da história da corporação e com testemunhos locais e nacionais” sobre os bombeiros de Gavião.

Autor de diversos livros sobre figuras de vulto gavionenses ligados à cultura e que se destacaram nacionalmente, como a atriz Ester Leão, o maestro Capitão Sílvio Pleno ou o dramaturgo Francisco Ventura, o autor disse “nunca recusar um desafio” para a sua terra, tendo lembrado uma “dívida de gratidão” para com os bombeiros locais que o salvaram da sua casa em chamas, quando tinha três anos.

O cineteatro Francisco Ventura vai acolher este importante momento para a história de Gavião, dos bombeiros e das suas gentes, numa tarde que vai contar com a apresentação de António Sala e momentos musicais por Carlos Barreto (jazz), António Eustáquio (guitolão) e José Reza, que vai cantar o tema ‘Bombeiro Amigo’.

No domingo, segundo dia das comemorações do 70º aniversário, o programa começa às 10h00 com o hastear das bandeiras e a guarda de honra no quartel do bombeiros. Segue-se a entrega de condecorações a elementos do quadro ativo e a entrega de certificados de mérito.

Às 11h30 decorrerá a romagem ao cemitério e missa solene na Igreja Matriz como homenagem bombeiros falecidos.

Antes do almoço serão benzidas duas viaturas novas.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome