Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Gavião | Alto Alentejo tem nova Brigada de Sapadores Florestais no terreno (C/FOTOS e VIDEO)

A vila de Gavião acolheu na sexta-feira, dia 7 de dezembro, no jardim do Cruzeiro, a cerimónia de apresentação da Brigada de Sapadores Intermunicipal da CIMAA, em momento que contou com a entrega das chaves das três novas viaturas, equipamentos de proteção individual, e a assinatura dos contratos de trabalho dos 15 novos sapadores, em cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

- Publicidade -

A cerimónia decorreu no Jardim do Cruzeiro, em Gavião, precisamente por ter sido ali, às portas da vila, que os incêndios de 2017 foram ‘travados’ pelos bombeiros e populares, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, tendo destacado a importância do momento vivido na sexta-feira em termos de descentralização de competências, [uma das equipas de sapadores vai trabalhar em Gavião e Nisa] e a abertura e disponibilidade do município que lidera para acolher e assumir novas responsabilidades a descentralizar pelo Governo central.

Gavião l Entrega de viaturas a equipas de sapadores intermunicipais

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

- Publicidade -

A formação desta Brigada Intermunicipal surge na sequência da candidatura efetuada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), ao Fundo Florestal permanente para a criação de um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal e constituição da Brigada de Sapadores Florestais, referiu Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e presidente da CIMAA.

A Brigada Intermunicipal é constituída por três equipas de sapadores florestais, com um total de 14 sapadores e um técnico florestal com formação em fogo controlado. Foto: mediotejo.net

O autarca destacou a importância crescente do processo de descarbonização, tendo o presidente da CIMAA referido ainda que a criação desta Brigada que “é uma mais-valia” para o território do Alto Alentejo, uma vez visa “melhorar o dispositivo de prevenção e combate a incêndios” no distrito de Portalegre, nomeadamente em Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Portalegre, apoiando as equipas já existentes no território.

A Brigada Intermunicipal é constituída por três equipas de sapadores florestais, com um total de 14 sapadores e um técnico florestal com formação em fogo controlado, que têm ao seu dispor viaturas todo-o-terreno devidamente equipadas para combate a incêndios florestais, com ferramentas e equipamentos manuais e moto-manuais para silvicultura preventiva, cedidos pelo ICNF.

Alto Alentejo tem uma nova Brigada de Sapadores Florestais no terreno. Foto: mediotejo.net

A Brigada agora apresentada entre imediatamente em funções e terá um papel fundamental na prevenção e combate a incêndios, complementando a limpeza de caminhos, criação e manutenção de faixas de gestão de combustível, apoio à realização de queimas e queimadas de forma segura, assim como primeira intervenção e operações de rescaldo e consolidação em caso de incêndio.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome