UNIÃO F.C.I. TOMAR 5 – AC ALCANENENSE 0
Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 11ª jornada – 10/01/2021
Estádio Municipal de Tomar
Manhã solarenga de domingo mas fria no Municipal de Tomar para um dos dois jogos referente à 11ª jornada da 1ª Divisão do Campeonato Distrital de Santarém em desafio que opôs o União de Tomar ao Alcanenense e que se resume a uma palavra: eficácia.
Pode dizer-se que não foi um bom jogo de futebol em termos técnicos, mas a eficácia da equipa nabantina escondeu de certa forma um jogo nem sempre bem jogado. Destaque ainda para o hatrick de Siaka Bamba e um golo de se lhe tirar o chapéu. Vitória inteiramente justa do União de Tomar num resultado muito pesado para o Alcanenense.
Começou melhor a equipa que viajou de Alcanena, mas o seu avançado estava em dia não e frente a frente com o guardião tomarense rematou ao lado.
O União de Tomar não estava para brincadeiras e revelou-se eficaz na primeira oportunidade que teve. Tiago Vieira aos 11 minutos de jogo desmarca-se após excelente jogada e passe do seu colega Ricardo Simões e faz o primeiro para a sua equipa.
Um minuto depois, a eficácia nabantina volta a destacar-se. Ataque pelo lado esquerdo onde sai cruzamento para a pequena área em que o guardião de Alcanena envia a bola com os punhos para a frente indo para os pés de Siaka Bamba que de “fora da rua” atira forte e rasteiro para o 2-0.
A equipa de Filipe Pinto, apesar da exibição não ser perfeita, estava bem à frente e atrás, conseguindo anular as bolas nas costas na sua defensiva. Decorridos 33 minutos, de bola parada o Alcanenense leva perigo junto à área de Nuno Ribeiro.
Em cima do apito para o descanso, o terceiro golo da equipa da casa apontado pelo defesa central Nuno Rodrigues. Insistência do lado esquerdo, a sair cruzamento para a área o defesa nabantino aparece à entrada da pequena área a cabecear ampliando a vantagem.
Para a segunda parte a equipa de Pedro Gil vem com vontade de mudar o rumo do resultado e numa assentada faz 2 substituições.
Logo aos 2 minutos após reatamento da segunda metade, a equipa de Tomar apanha um susto após cabeceamento de Gabriel que leva a bola a passar muito perto do poste da baliza de Nuno Ribeiro.
Aos 7 minutos de jogo a equipa de Alcanena marca mesmo por intermédio de Abulai, mas vê o golo anulado por fora de jogo. Cinco minutos depois, o mesmo Abulai, jovem jogador do Alcanenense e uma promessa do futebol, após desmarcação fica frente a frente com o guardião tomarense, mas mais uma vez é levantada a bandeira de fora de jogo.
Após 20 minutos de superioridade da equipa de Alcanena, a equipa de Tomar volta a equilibrar o jogo e aos 25 amplia a vantagem para 4-0 através de um golo de Siaka Bamba de se lhe tirar o chapéu.
Cruzamento do lado direito para o lado esquerdo do ataque nabantino e Siaka Bamba, de cabeça, coloca a bola milimetricamente fora do alcance do guarda redes do Alcanenense.
Com 34 minutos de jogo decorrido, soberana oportunidade para os de Alcanena. Falta do defesa nabantino dentro da área que o árbitro apitou e apontou para a marca de grande penalidade.
Rachid chamado a converter o castigo máximo atira para o lado esquerdo de Nuno Ribeiro, que esticando-se, defende a bola.
43 minutos de jogo e o quinto golo para a equipa nabantina e terceiro de Siaka Bamba. Desmarcação perfeita e frente a frente com Francisco Esteves atira para o seu hatrick.
Bom trabalho da equipa de arbitragem, dando pouco nas vistas, sendo também ajudado pelo fair play dos atletas.
FICHA DE JOGO:
UNIÃO F. C. I. TOMAR
Nuno Ribeiro, Fábio Luzio, Filipe Cotovio, Nuno Rodrigues, Filipe Cotovio, Seaka Bamba, Leandro, Tiago Vieira, Luís Alves, Major e Tiago Luzio.
Suplentes: João Ribeiro, Bruno Araújo, Miguel Abreu, João Martins, Cristian Pedroso, Rafael Leite e Tiago Loureiro.
Treinador: Filipe Pinto
AC ALCANENENSE
Francisco Esteves, Francisco Salgueiro, Abulai, João Afonso, Peu, Rachid, Faia, Gabriel Silva, Pedro Romero e Celso Henriques e Adilson.
Suplentes: Zé Miguel, Tomás, Isac, Ramos, Mamadou, Dário e Salic.
Treinador: Pedro Gil
GOLOS: Tiago Vieira, Nuno Rodrigues e Siaka Bamba (3).
EQUIPA DE ARBITRAGEM: João Conde, Rui Mendes e Afonso Silva.
DISCIPLINA: Cartão amarelo
Tiago Luzio, Filipe Cotovio, Siaka Bamba e Pedro Romero.
No final ouvimos os treinadores: