Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol | União de Tomar mete a quinta e tira Fátima do caminho da Taça do Ribatejo

UNIÃO F.C.I. TOMAR 5 – CD FÁTIMA 0

- Publicidade -

Taça do Ribatejo | Quartos de Final – 13/06/2021

Estádio Municipal de Tomar – domingo – 18:30. Sem público autorizado.

- Publicidade -

Excelente tarde no Municipal de Tomar para a disputa das meias-finais da Taça do Ribatejo em futebol. O favoritismo do União de Tomar cedo foi demonstrado dentro do campo, dominando a equipa templária todo o encontro perante uma equipa do segundo escalão. O Fátima não teve argumentos para o valor coletivo e individual da equipa nabantina e o golo madrugador dos tomarenses não ajudou à estratégia e ao ânimo da equipa de Nuno Kata, que raramente chegou com perigo à baliza adversária. Já a equipa de Filipe Pinto mostrou-se bastante concentrada e motivada para alcançar a vitória e a consequente passagem às meias-finais da Taça do Ribatejo onde irá agora ter pela frente a difícil equipa de Rio Maior.

União de Tomar defrontou o Fátima, equipa do segundo escalão que se apurou após desistência do Coruchense. Foto: mediotejo.net

A equipa tomarense chegou cedo ao golo, logo aos três minutos após o apito inicial. Insistência no ataque nabantino e num cruzamento com conta peso e medida apareceu Ocante a responder da melhor forma de cabeça e a colocar a bola para o fundo da baliza.

O União de Tomar não baixou o ritmo, continuou a pressionar e aos 7 minutos ganhou um livre do lado direito do seu ataque. Na conversão, Leandro rematou forte, mas ligeiramente ao lado.

Hélio Ocante marcou dois golos, o primeiro dos quais logo aos 3 minutos de jogo. Foto: mediotejo.net

O 2-0 surge aos 16 minutos de jogo. Numa jogada bem desenvolvida por Major, este cruza milimetricamente para o pé de Luís Alves que, à entrada da pequena área, atirou a contar para o fundo da baliza, dilatando a expressão no marcador.

Num jogo praticamente de sentido único, aos 22 minutos a equipa da casa teve nova oportunidade de aumentar a vantagem. Hélio Ocante isolou-se e só com o guarda-redes pela frente tentou o chapéu, mas saiu com aba larga. A bola acabou por embater na malha superior da rede da baliza defendida por Filipe Pereira.

Fátima lutou muito mas o Tomar impôs o seu poderio. Foto: mediotejo.net

O terceiro golo da equipa nabantina surge ainda na primeira parte, aos 26 minutos de jogo, por intermédio de Leandro. A defensiva de Fátima afastou a bola após um cruzamento perigoso e na recarga, sem preparação e de primeira, Leandro atirou forte e rasteiro para o fundo das malhas.

A passagem à eliminatória seguinte, se dúvidas ainda subsistissem, estava definida. Ainda antes do apito para o descanso, Siaka Bamba atirou forte, mas a bola passou por cima da barra da baliza do Fátima. O intervalo chegava com o resultado em 3-0 para o Tomar.

União de Tomar fez três golos na primeira parte e decidiu cedo a eliminatória. Foto: mediotejo.net

No reatamento, Nuno Kata mexeu na equipa tentando melhorar o seu jogo, mas a superioridade nabantina era notória e o conjunto de Filipe Pinto veio com a mesma concentração para a segunda metade do desafio.

No arranque do segundo tempo, um pontapé de canto do lado direito do ataque da equipa tomarense foi marcado largo, para o segundo poste, onde Hocante, de cabeça, coloca a bola do outro lado para Siaka Bamba cabecear para dentro da baliza e carimbar o 4-0.

União de Tomar venceu Fátima e tem os olhos postos na final da Taça do Ribatejo. Foto: mediotejo.net

Aos 16 minutos de jogo registo para um bom apontamento de futebol por parte do ataque da equipa de Fátima, mas Nuno Ribeiro, atento, defendeu com segurança.

Estavam decorridos 25 minutos da segunda metade do desafio quando a equipa de Filipe Pinto chegou ao 5-0. Excelente desmarcação de Hocante que, somente com o guardião Filipe Pereira pela frente, não perdooou e bisa na partida.

União de Tomar dominou o encontro perante o Fátima. Foto: mediotejo.net

Até ao apito final, o União de Tomar controlou sempre o jogo, esteve mais algumas vezes perto do golo, mas a defensiva de Fátima nunca baixou os braços e manteve o 5-0 até ao fim da partida.

Hélio Ocante, com dois golos, foi o homem do jogo. Foto:mediotejo.net

Excelente trabalho da equipa de arbitragem, controlando bem os lances e o jogo, sendo também ajudado pelo fair play dos atletas. Não houve lugar à amostragem de cartões.

FICHA DE JOGO:

União de Tomar. Foto: mediotejo.net

UNIÃO F. C. I. TOMAR:

Nuno Ribeiro, Riscas, Filipe Cotovio, Nuno Rodrigues, Filipe Cotovio, Seaka Bamba, Leandro, David Vieira, Tiago Vieira, Luís Alves, Major.

Suplentes: Ivo Cristo, Douglas, Fábio Luzio, Tiago Luzio, Rafael Leite, Ismail e Cris.

Treinador: Filipe Pinto

CD Fátima:

CD Fátima. Foto: mediotejo.net

Filipe Pereira, J. Carlos, Rapha, Alex, Gattuso, Filipe Gabriel, Ruben Nathis, Alexandre, Luís Figueira, Bernardo Vaz e Isac Rosa.

Suplentes: Paulo Reis, Pedro Silva, João Leal, António Eduardo, Gabriel Silva, Vieirinha, Filipe Remi.

Treinador: Nuno Kata

GOLOS: Ocante (2), Luís Alves, Leandro e Siaka Bamba.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Gonçalo Pereira, Rui Mendes e Afonso Maia.

No final ouvimos os treinadores:

Filipe Pinto, treinador do União de Tomar. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO: FILIPE PINTO, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

Nuno Kata, treinador do Fátima. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO: NUNO KATA, TREINADOR DO CD FÁTIMA:

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome