- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Futebol | Tramagal teve pássaro na mão mas Ortiga conseguiu resgatar um empate (c/ÁUDIO)

TRAMAGAL SPORT UNIÃO 2 – LIGA REGIONAL DE MELHORAMENTOS DE ORTIGA 2
Campeonato Distrital, 2ª Divisão, Série C, Jornada 2
Estádio Comendador Eduardo Duarte Ferreira em Tramagal
24-10-2021

- Publicidade -

Moralizados com a vitória por 2-0 frente ao AC Pernes na primeira jornada da competição, a equipa da casa começou por dominar o jogo e chegou mesmo a estar a ganhar por duas bolas a zero ao intervalo. Mas a equipa de Ortiga, que nunca baixou os braços, mostrou a sua garra e conseguiu empatar o jogo ao longo da segunda parte. O Tramagal ainda procurou colocar-se novamente em vantagem, mas viu-se obrigado a repartir os pontos com a equipa forasteira. A Ortiga voltou assim a empatar a duas bolas, depois de já o ter feito em casa na jornada passada, frente ao CP Pego.

A equipa de Tramagal e a de Ortiga defrontaram-se no Estádio Comendador Eduardo Duarte Ferreira, em Tramagal. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Numa tarde propícia para a prática desportiva, com um campo tramagalense bem arranjado numa tarde solarenga, os adeptos de Tramagal, e também alguns oriundos de Ortiga, compuseram as bancadas e preencheram a zona do bar para assistir a um jogo de futebol bem conseguido.

Tramagal e Ortiga defrontaram-se na 2ª jornada da 2ª Divisão distrital (Série C). Foto: mediotejo.net

Logo aos dois minutos, após um livre batido do lado direito, e tendo já a bola passado por Diogo Pombo, jovem guarda-redes da Ortiga de apenas 16 anos, os jogadores tramagalenses ficaram a reclamar uma interceção da bola com o braço de um jogador de Ortiga, que evitou males maiores, mas o jogo seguiu o seu curso.

Logo a seguir, por volta dos cinco minutos de jogo, um canto da Ortiga levou a bola a ir embater diretamente na parte exterior do poste defendido por João Félix.

Decorridos 12 minutos de jogo, Gonçalo Grilo fez o primeiro golo da partida. O número 9 do Tramagal, após uma bola lhe chegar pelo lado esquerdo, meteu-a no fundo das redes. Estava feito o 1-0. 

A equipa de Ortiga nunca baixou os braços. Foto: mediotejo.net

Ao longo da primeira parte, ambas as equipas mostraram algum trabalho de casa, conseguindo desenhar algumas jogadas bem estruturadas mas com a TSU a mostrar-se mais perigoso e a dominar a maior parte da primeira metade do jogo.

Aos 21 minutos o perigo voltou a rondar a baliza da Ortiga. Após um canto, a defensiva da equipa visitante cortou a bola contra um jogador da TSU, ficando o esférico à frente do guarda-redes da Ortiga, à mercê de quem lhe chegasse primeiro. A defesa da Ortiga conseguiu reagir mais rapidamente que os jogadores do Tramagal e aliviou a bola, evitando males maiores.

No minuto seguinte, Marquitos, jogador de Ortiga, viu-lhe ser mostrado o cartão amarelo por uma entrada mais dura. A equipa maçaense não conseguia chegar com verdadeiro perigo à baliza adversária, que estava bem arrumada no terreno e explorava a velocidade.

O sol fez-se sentir ao longo da partida. Foto: mediotejo.net

A equipa tramagalense, mais dominante, tentava aumentar a vantagem e aos 28 minutos, após um passe a rasgar à esquerda, Zé Garcia cruzou para a entrada da área. O capitão Gonçalo Fernandes pegou mal na bola e mandou um verdadeiro “balão”, o qual foi aproveitado por Giovani que, dominado a bola, rematou com força com o esférico a não passar muito longe do poste da baliza da Ortiga.

Decorrida a meia hora de jogo, o número 9 da Ortiga, Pauleta, aproveitou um pontapé de baliza mal batido por João Félix, e não dando tempo para que o guardião se reposicionasse corretamente, disparou a bola, a qual foi bater em cheio no travessão. A bola batia assim pela segunda vez nas traves da baliza defendida pela equipa do Tramagal.

Pouco depois, Gonçalo Grilo bisou na partida. Após a bola sobrar dentro da área, o jogador tramagalense aproveitou e desviou-a por baixo das pernas de Diogo Pombo, indo a mesma parar ao fundo das malhas da baliza. O passe feito para o cruzamento que originou o golo suscitou muitos protestos por fora de jogo, sendo o treinador José Carlos a principal voz dos protestos. 

Começava-se a complicar a vida de Filipe Batista, árbitro principal da partida, e dos seus seus assistentes João Simões e Vítor Clemente.

Aos 37 minutos de jogo, um cruzamento a rasgar pelo lado direito partindo do pé de João Lourenço, camisola 19 da Ortiga, quase descobria Pedro Louro para encostar para o golo, mas este, embora esticando-se, não conseguiu chegar a tempo. 

Até ao intervalo não existiram mais oportunidades. O treinador José Carlos percebeu que necessitava de mexer no meio campo, onde o Tramagal estava a demonstrar uma clara superioridade, e para o retomar da partida tirou o defesa Rui Dias e mandou entrar Carlitos para equilibrar a disputa no centro do terreno.

No retomar da partida após o intervalo a equipa de Tramagal estava a ganhar por dois-zero mas a equipa de Ortiga entrou à procura de anular essa vantagem. Foto: mediotejo.net

Pouco depois do apito para o início da segunda parte, o avançado da Ortiga, Pedro Louro, apanhou a bola no lado direito, avançou em força e rematou cruzado com a bola a rasar o poste do lado contrário.

Aos 50 minutos, após um canto do TSU disputado nas alturas no centro da área, a bola caiu à entrada da área onde Calado rematou para tentar fazer o 3-0. A bola no entanto, passou ligeiramente acima da barra da baliza da Ortiga.

A partida foi relançada aos 54 minutos, quando Ducho, após um livre batido do lado direito, reduziu de cabeça para o 2-1. Os jogadores da Ortiga nem perderam tempo a festejar, pegando imediatamente na bola e correndo para a colocar no meio campo. Era notória a vontade de levar pontos para casa.

Essa vontade foi logo recompensada, cerca de cinco minutos depois, desta vez através de um autogolo. Após uma jogada pelo lado esquerdo, Ruma cruzou rente ao chão e com força, e um defesa do Tramagal acabou por colocar a bola dentro da própria baliza. Estava feito o empate a dois golos, em apenas 15 minutos.

A Ortiga continuava a aumentar a pressão perante um Tramagal desconcentrado e pouco depois do segundo golo, o avançado de Ortiga, Pauleta, isolou-se mas não conseguiu fazer melhor além de rematar à figura de João Félix.

O jogo estava notoriamente mais partido e mais corrido, o que parecia beneficiar a equipa que se deslocou desde a localidade maçaense. Pedro Varino, treinador do Tramagal, apercebeu-se disso e da necessidade de mexer na equipa, especialmente no setor defensivo. Ao mesmo tempo que enviava três jogadores para aquecimento, substituiu Daniel Jesus por Rui Oliveira. Pouco tempo depois, aos 67 minutos, Varino voltou a mexer, tirando Calado para a entrada de Singéis. 

Com o sol que se fazia sentir, os jogadores aproveitavam as pausas no jogo para se refrescarem. Foto: mediotejo.net

Aos 70 minutos, o jogador tramagalense Quinó, após apanhar um cruzamento a meia altura, dominou a bola e rematou com força, para uma defesa espetacular do jovem guarda-redes Diogo Pombo, que voou e defendeu com a luva para canto. 

Entrados nos 80 minutos, o TSU teve mais uma oportunidade de golo. O atacante Singéis cabeceou para defesa de Diogo Pombo, tendo o guarda-redes de Ortiga chocado com os defesas, ressaltando a bola. Os jogadores da TSU continuaram a fazer-se ao esférico e este acabou ainda por bater no poste antes de surgir um alívio por parte da defensiva de Ortiga que afastou de vez o perigo.

A equipa de Ortiga dava mostras de alguma quebra física e talvez tenha sido por isso que José Carlos substituiu Pedro Louro e Pedro Afonso por Ruben e Alex.

O jogo durante a segunda parte mostrou-se mais repartido e emocionante, com os ânimos também a aquecerem entre os jogadores.

O Tramagal procurou de novo a vantagem e tentou conquistar os três pontos, mas sem sucesso. Foto: mediotejo.net

Aos 84 minutos, Zé Garcia levou um amarelo após travar em falta um contra-ataque da Ortiga que antevia bastante perigo. Os jogadores da equipa de Mação clamaram pela cartolina vermelha. Do lado do Tramagal, também o treinador-adjunto viu o árbitro dirigir-se ao banco para lhe mostrar o cartão amarelo.

Os treinadores continuavam a mexer nas equipas. Na equipa de Ortiga saiu Hugo Matos para a entrada de Bruno Lourenço, enquanto na equipa tramagalense saíram Francisco Oliveira e o já amarelado Zé Garcia para as entradas de Leandro Maia e Diogo Dias, dois atacantes. Era notória a vontade da equipa de Tramagal de desfazer o empate e somar três pontos.

Entretanto, com a aproximação dos 90 minutos, foram dados nove minutos de compensação. Já nos 93, o Tramagal beneficiou de um livre direto em zona perigosa, à entrada da área. Quinó tirou as medidas mas atirou demasiado para o lado esquerdo.

Pouco depois Singéis viu o amarelo ser-lhe mostrado após travar o avanço de um jogador de Ortiga com uma verdadeira canelada, situação que talvez justificasse a atribuição do cartão vermelho, tal como pediram os jogadores da Ortiga.

Nesta fase final do jogo foi mais a TSU que procurou a vitória, mas não conseguiu concretizá-la, com a equipa de Ortiga a aguentar-se face aos ataques tramagalenses. A arbitragem foi pautada com alguns lances mal assinalados e outros duvidosos mas de análise difícil. Todos os resultados podem ser consultados aqui.

Ficha do Jogo:

TRAMAGAL SPORT UNIÃO:

João Félix, Daniel Jesus (Rui Oliveira), Zé Garcia (Leandro Maia), Francisco Oliveira (Diogo Dias), Diogo Calado (Sinjéis), André Bernardes, Tiago, Gonçalo Fernandes, Quinó, Grilo, Geovani
Suplentes não utilizados: João Peixoto, Pisco, Tiago Damas
Treinador: Pedro Varino

Tramagal Sport União. Foto: mediotejo.net

LIGA REGIONAL DE MELHORAMENTOS DE ORTIGA:

Diogo Pombo, Marquitos, Pedro Afonso (Alex), Rui Dias (Carlitos), João Vítor, Ducho, Ruma, João Lourenço, Hugo Matos (Bruno Lourenço), Pedro Louro (Ruben), Pauleta
Suplentes não utilizados: Vasco, Bernardo, Joel
Treinador: José Carlos

Ortiga. Foto: mediotejo.net

GOLOS: Grilo [2] (Tramagal); Ducho [1], auto-golo (Ortiga)

EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Filipe Batista, João Simões, Vítor Clemente

Equipa de arbitragem: Filipe Batista, João Simões, Vítor Clemente. Foto: mediotejo.net

DISCIPLINA
Cartão Amarelo: Zé Garcia, Singéis (Tramagal) Marquitos (Ortiga)

Como habitualmente fomos escutar os responsáveis técnicos de ambas as equipas:

PEDRO VARINO (Tramagal Sport União)

Pedro Varino, treinador do Tramagal Sport União. Foto: mediotejo.net

JOSÉ CARLOS (Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga)

José Carlos, treinador da Ortiga. Foto: mediotejo.net

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome