Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol | Taça do Ribatejo – história e vencedores da prova rainha da AF Santarém

Joga-se este domingo a final da 42ª edição da Taça do Ribatejo de futebol em seniores masculinos, a prova rainha do futebol distrital gerido pela Associação de Futebol de Santarém. O jogo, que vai opor as equipas de Rio Maior e Glória do Ribatejo, está marcado para as 11:00, no Estádio Municipal do Cartaxo, e vai ser transmitido pelo Canal 11. O árbitro riachense Diogo Vicente é o juiz nomeado para apitar a final da Taça do Ribatejo.

- Publicidade -

A Taça do Ribatejo, que não se disputou o ano passado devido à pandemia, teve a época de 1976-1977 como estreia, mas logo na época seguinte não se realizou, sendo desde 1978-1979 disputada sem interrupções, à exceção da época 2019-2020, como referimos.

Rio Maior Sport Clube. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Este ano disputa-se uma final inédita entre Rio Maior e Glória do Ribatejo, duas equipas que provaram a sua valia ao longo de uma temporada atípica e muito difícil.

Sport Clube Desportos de Glória do Ribatejo. Foto: mediotejo.net

Durante a sua história, vários modelos de disputa foram testados. A eliminar desde a primeira ronda, por zonas (juntando-se as duas zonas numa só, em fase mais adiantada), até ao modelo que até agora vigora. Uma primeira fase disputada por grupos e só com equipas da 2ª divisão distrital, em que se apuram os dois primeiros classificados, e uma segunda fase já a eliminar até à final.

Este ano, devido à pandemia, o modelo foi adaptado tendo em conta as condicionantes determinadas pelas autoridades de saúde e condições pandémicas. O União de Santarém é o atual detentor de uma Taça que Rio Maior, que afastou o União de Tomar na meia final, e Glória do Ribatejo, que eliminou o Samora Correia, vão querer levar para a sua sala de troféus.

O União de Santarém é o atual detentor da Taça do Ribatejo, tendo conquistado a dobradinha na época desportiva 2018-2019. Foto: mediotejo.net

A primeira edição da Taça do Ribatejo foi vencida pelo Clube Desportivo Amiense, e a partir daí já mais 22 emblemas levantaram o “caneco”.

Desde a época 2015-2016 que há um clube que se destaca dos demais em número de Taças conquistadas. A Associação Desportiva Fazendense, de Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim. Ao vencer no dia 1 de maio de 2016 o Riachense, no desempate pela marcação de grandes penalidades, passou a ser o único clube do distrito de Santarém com quatro Taças do Ribatejo na montra de troféus.

O Fazendense é o clube que soma mais conquistas (4) da Taça do Ribatejo. Foto: mediotejo.net

Depois dos auri-negros há quatro equipas que já venceram a Taça por 3 vezes. Tramagal Sport União, Clube Desportivo Amiense, Grupo Desportivo “O Coruchense” e Clube Atlético Riachense.

Lista completa dos vencedores da Taça do Ribatejo em seniores masculinos:

4 Vitórias – AD Fazendense

3 Vitórias – Tramagal SU, CD Amiense, GD “O Coruchense”, CA Riachense.

2 Vitórias – CDR “Os Dragões” de Alferrarede, UD Rio Maior, GD Samora Correia, CD “Os Águias” de Alpiarça, SL Cartaxo, AD Mação, União de Santarém.

1 Vitória – CD Torres Novas, GD Ferroviários do Entroncamento, GD Benavente, Abrantes FC, GDR Monsanto, EFC Ouriquense, Azinhaga AC, GD Pego, GDR “Os Lagartos” de Sardoal, ADRC Vasco da Gama, SC Ferreira do Zêzere, União de Tomar.

O atual detentor do troféu é o União de Santarém que venceu na final da época 2018-2019 o Coruchense por 2-0 no Campo do Bonito, no Entroncamento.

Final da Taça do Ribatejo disputa-se este domingo, dia 27 de junho, encerrando a época desportiva 2020,-2021 . Foto arquivo: mediotejo.net

Diogo Vicente é o árbitro nomeado para apitar a final da Taça do Ribatejo
 
O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém deliberou nomear para dirigir o encontro da Final da Taça do Ribatejo de Seniores de Futebol a equipa de arbitragem liderada pelo filiado da Categoria C3, Diogo Vicente, auxiliado por Henrique Paula e Francisco Pereira, como árbitros assistentes, e Pedro Sousa na função de 4º árbitro.
 

Diogo Vicente, riachense, professor de educação física, iniciou a sua carreira no CA da AFS a 07/09/2002. Conta com um percurso de 19 épocas na arbitragem, seis das quais nos quadros nacionais.

Diogo Vicente é o árbitro nomeado para apitar a final da Taça do Ribatejo. Foto: AFS

Do seu currículo constam nomeações para a final da Supertaça em 2016 e da Taça do Ribatejo em 2017, ambas como 4º árbitro. Foi também nomeado pela Federação Portuguesa de Futebol em 2015 para o Torneio de Desenvolvimento da UEFA de Seleções Sub-16, e em 2018 para o Campeonato Europeu Universitário. 
 
Destacam-se ainda as várias presenças como 4º árbitro nas competições profissionais da Liga Portugal, sendo que, na presente época desportiva, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro da Liga Revelação Sub-23 entre as equipas SL Benfica e Sporting CP.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome