Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol | Sertanense venceu Alcains na abertura do Campeonato de Portugal (c/fotos e audio)

SERTANENSE FUTEBOL CLUBE 1 – CLUBE DESPORTIVO DE ALCAINS 0
Campeonato de Portugal / 1ª jornada
Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos
Sertã
12-08-2018

- Publicidade -

Cruzamentos dos alas do Sertanense foi uma constante. Foto: mediotejo.net

Nem o fumo negro de mais um incêndio nesta tão sacrificada região roubou a expectativa dos adeptos que se deslocaram em bom número ao campo de jogos da Sertã. Com uma pré época díspar em termos de resultados nos jogos de preparação havia a curiosidade de ver o comportamento das equipas num jogo “a doer”.

- Publicidade -

Quem se deslocou ao “Dr. Marques dos Santos” deu por bem empregue o tempo já que se assistiu a um jogo intenso, bem disputado e com incerteza no marcador até ao apito final do árbitro.

Muita luta no meio campo. Foto: mediotejo.net

O Sertanense entrou mais pressionante tentando resolver depressa a contenda a seu favor.
Ainda com as equipas a estudarem-se mutuamente a equipa da casa beneficiou de um canto, aos seis minutos, que levou muito perigo à baliza dos visitantes. O guarda redes João Gomes opôs-se a um primeiro remate e quando a bola se preparava para ultrapassar o risco fatal surgiu um defensor a esconjurar o perigo. Estava dado o aviso…

Aos oito minutos um cruzamento da direita executado por Pereirinha obrigou a cedência de canto. Vladimir cabeceou ao lado mas muito perto da baliza do Alcains.

Vladimir cabeceia ao lado. Foto: mediotejo.net

A equipa forasteira tentava sacudir a pressão e no primeiro lance na área sertaginense, aos 12 minutos, a bola vai ao braço de João Jesus. Pediu-se grande penalidade mas o árbitro considerou não haver intencionalidade no lance e mandou prosseguir o jogo.

Três minutos depois foram o adeptos da casa a reclamarem penalti. A bola cruzada da esquerda pelo irrequieto Davou foi cabeceada por Cleiton contra um defesa adversário. Novamente o árbitro nada assinalou.

A bola rondava a baliza de João Gomes com os alas do Sertanense muito activos, encarregues de municiar a zona de remate. O golo adivinhava-se…e aconteceu à passagem da meia hora.

Davou entrou com a bola dominada na área e à saída do guarda redes cruzou atrasado para uma entrada fulminante de Luís Gaspar.

Luís Gaspar marcou o único golo do jogo. Foto: mediotejo.net

O golo teve o condão de alterar a estratégia de João Laia, técnico do Alcains. Passou a jogar com três defesas e com mais unidades no meio campo começou a ter mais bola.
Aos 34 minutos Leo rematou já dentro da área sertaginense e o guarda redes Rafa teve a ajuda dum defesa e o lance gorou-se.

Na resposta, aos 37 minutos, Pereirinha, na conclusão dum livre, cabeceou para boa defesa de João Gomes. Três minutos depois, também no seguimento dum livre, Edema cabeceou fraco para defesa fácil do guarda redes da casa, Rafa. O jogo estava intenso e o intervalo aproximava-se.

Davou segura no peito e saí a jogar. Foto: mediotejo.net

Davou, com mais uma arrancada magistral, entrou em dribles na área do Alcains, deixou pregados os opositores e rematou para mais uma excelente defesa do guarda redes João Gomes.

Pouco depois o árbitro Renato Gonçalves mandou toda a gente para o descanso.

Boa resposta do Alcains após o golo. Foto: mediotejo.net

As equipas aproveitaram o intervalo para retificar as tácticas e entraram disposta a resolver o jogo a seu favor. O Alcains correndo mais riscos porquanto tinha de correr atrás do prejuízo, e o Sertanense explorando a velocidade dos seus alas sem descurar a segurança defensiva.

O primeiro momento de “frisson” ocorreu aos 55 minutos quando Pereirinha cruzou pelo lado direito do seu ataque e a bola, traiçoeira, quase enganou o guarda redes João Gomes que resolveu com dificuldade. À passagem do quarto de hora da segunda parte Kaba rematou para defesa apertada de Rafa. Edema, na emenda, rematou para fora.

Pereirinha e Tito impedem a progressão de Kaba. Foto: mediotejo.net

Aos 65 minutos o Alcains beneficiou de um livre batido para o coração da área. A defesa sertaginense aliviou para a zona de tiro onde apareceu Edema a rematar forte mas ao lado.
Os cruzamentos de Davou para a área visitante criavam perigo obrigando a defesa a cuidados redobrados.

Aos 74 minutos Davou encontrou Luís Gaspar em boa posição para marcar em lance muito semelhante ao do golo. Desta vez João Gomes defendeu com classe. Pereirinha, aos 81 minutos, recebeu um cruzamento bem medido e rematou de pronto. Interpôs-se um defensor, cortando para canto.

Dois minutos depois Kaba arrancou um cruzamento para a cabeça de Edema que proporcionou bom momento ao guarda redes Rafa.

Rafa resolve nas alturas. Foto: mediotejo.net

Queimavam-se os últimos cartuchos e o jogo não dava mostras de abrandar. A dois minutos do tempo regulamentar a equipa da Sertã podia ter ampliado a vantagem num livre resolvido pela defensiva visitante.

O árbitro auxiliar tinha acabado de exibir a placa com os quatro minutos de compensação e Davou quis encerrar com chave de ouro uma grande tarde. Rematou de longe obrigando João Gomes, outro jogador em grande nível, a defesa esforçada para canto.

“Show” de Davou. Foto: mediotejo.net

Pouco depois o árbitro deu por terminado aquele que foi um bom desafio de futebol, pese o facto de estarmos em início de época. Foi um jogo agradável de seguir com equipas empenhadas e boa arbitragem.
Este Campeonato de Portugal promete…

Jogadores não regatearam esforços. Foto: mediotejo.net

FICHA DO JOGO

SERTANENSE FUTEBOL CLUBE:
Rafa, Tito, João Jesus, Tiago Correia, Bruno, Vladimir, Pereirinha (Luís Dias), Batista, Luís Gaspar (Rojas), Davou e Cleiton (Barbosa).
Suplentes não utilizados: Daniel Carvalho, Osifoh e Yáyá.
Treinador: João Manuel Pinto.

Sertanense Futebol Clube. Foto: mediotejo.net

CLUBE DESPORTIVO DE ALCAINS:
João Gomes, Nuno Ramos, Leo, Fábio Mariano, Sunday, Fábio Rosa, Rúben Nogueira, Kaba (Bruno Gomes), Yero (Abudu), Edema e Gustavo (Samuel).
Suplentes não utilizados: Gonçalo Nunes, Apollo, João Vaz e Reigones.
Treinador: João Laia.

Clube Desportivo de Alcains. Foto: mediotejo.net

GOLO: Luís Gaspar (Sertanense)

EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Renato Gonçalves, Hugo Santos e Francisco Cerveira (AF Guarda).

Equipa de arbitragem: Renato Gonçalves, Hugo Simões e Francisco Cerveira.

DISCIPLINA:
Cartão amarelo: João Jesus e Luís Dias (Sertanense); Leo, Kaba e Abudu (Alcains).

Na Conferência de Imprensa os treinadores fizeram a sua leitura do jogo:

João Manuel Pinto, treinador do Sertanense.

João Laia-Treinador do Alcains.

*Com David Belém Pereira (fotos).

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome