Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol | Sertanense recebe domingo o Fontinhas no arranque do Campeonato de Portugal (C/ÁUDIO)

As duas equipas do concelho da Sertã vão disputar a série D do Campeonato de Portugal, com a 1ª fase do campeonato a começar este domingo, dia 29 de agosto. Na 1ª jornada, o Sertanense recebe o Fontinhas, enquanto o Vitória de Sernache defronta o Oleiros uma semana mais tarde, a 5 de setembro, uma vez que solicitou o adiamento da 1ª jornada.

- Publicidade -

Em vésperas do início do Campeonato de Portugal e de receber este domingo na Sertã os açorianos do Fontinhas na 1ª jornada da competição, o treinador Natanael Costa deu conta ao mediotejo.net das expectativas para esta época, falou do plantel e dos objetivos do Sertanense FC para esta temporada, saudando o regresso do público ao estádio para apoiar a equipa, situação que não sucedeu na última época devido à pandemia.

O treinador abordou ainda a Taça de Portugal, em que recebe o Peniche a 11 de setembro, e criticou o quadro competitivo definido para o Campeonato de Portugal, nomeadamente a segunda fase da manutenção em que as equipas vão começar todas com zero pontos, independentemente da prestação da primeira fase. Sabe-se que as duas primeiras equipas sobem à 3ª Liga, mas quanto às restantes corre-se o risco “de não haver verdade desportiva”, notou.

- Publicidade -

Natan Costa, treinador do Sertanense. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | NATAN COSTA, TREINADOR DO SERTANENSE FC:

 

A série D do Campeonato de Portugal (CP) é composta pelas equipas do Sertanense, Vitória de Sernache, Oleiros, Idanhense, Benfica Castelo Branco, Condeixa, Marinhense, Peniche, Fontinhas e Praiense. Depois de defrontar o Fontinhas, este domingo, dia 29 de agosto, o Sertanense vai jogar a 2ª jornada do CP com o Marinhense a 19 de setembro. Antes, no dia 11, o Sertanense recebe o Peniche em jogo a contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal. O primeiro dérbi concelhio está agendado para Cernache do Bonjardim, onde, a 31 de outubro, o Sertanense defronta o Vitória de Sernache.

O primeiro derbi concelhio entre Sertanense e Vitória Sernache está agendado para a 5ª jornada. Foto arquivo: mediotejo.net

Paulo Farinha, presidente do Sertanense, por sua vez, em declarações ao mediotejo.net, disse que é a primeira vez que o clube renova com seis jogadores, destacando a vontade em apostar nos jovens da Sertã e em fazer uma época tranquila e sem os sobressaltos da última temporada.

“Estamos a trabalhar para fazer aquilo que nos compete que é continuar a dignificar o Sertanense como clube mais emblemático e representativo da zona do Pinhal”, afirmou.

Paulo Farinha, presidente do Sertanense FC. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | PAULO FARINHA, PRESIDENTE DO SERTANENSE FC:

A pandemia de Covid-19 e os surtos na equipa afetaram “completamente” o clube da Sertã, que viu “destroçados” os seus objetivos de ficar entre os cinco primeiros na época passada, situação que gerou um sentimento de frustração ao nível desportivo.

Financeiramente, o clube perdeu “milhares de euros devido à ausência de público nas bancadas”, disse Paulo Farinha. Perante o cenário, o objetivo foi “minimizar os estragos” e conseguir a manutenção, o que foi alcançado na reta final.

“Não ter de passar pelo que passei o ano passado, por forças alheias” é o objetivo para a época que se avizinha. A equipa técnica mantém-se e, em 10 anos, é a primeira vez que o Sertanense renova com seis jogadores, o que se junta o regresso de três jogadores, “jovens com potencialidade”.

O presidente do Sertanense gostava de apostar nos jovens da terra mas “é cada vez mais difícil, é frustrante”, porque os jovens saem para estudar na universidade. Apesar disso, há dois jogadores da Sertã e a expectativa do dirigente é que “aguentem a época toda”.

Na época 2019-2020 o Sertanense, reduzido a oito, venceu o Farense num jogo épico e seguiu para os ‘oitavos’ da Taça de Portugal. Foto: David Pereira/mediotejo.net

Para Paulo Farinha, “um jogo sem público é como um jardim sem flores”. Considera a presença do público como um “condimento extra que muita falta faz aos clubes tanto financeira como clubisticamente”, situação que este domingo será ultrapassada, uma vez que o Sertanense já vai poder contar com o apoio dos seus adeptos para tentar somar os três primeiros pontos da época 2021-2022.

Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos, na Sertã. Foto: mediotejo.net

Modelo do Campeonato de Portugal de Futebol Época 2021/2022

Composto por 63 clubes, o Campeonato de Portugal vai ter três fases, a primeira das quais com três séries de 10 equipas e três séries de 11 equipas, apurando-se as primeiras duas classificadas para a fase de subida.

Na 2ª fase da competição, a subida é disputada por 12 clubes, distribuídos em duas séries de seis equipas. Todos os clubes jogam entre si duas vezes, casa e fora, e o 1.º e 2.º classificados de cada série apuram-se para a Liga 3 da época seguinte. O primeiro classificado apura-se ainda para a eliminatória do Campeão do Campeonato de Portugal.

A fase de manutenção e descida será disputada por 51 clubes, distribuídos em nove séries de quatro equipas e três séries de 5 equipas.

As séries de 5 equipas são localizadas mais a Norte. Todos os clubes jogam entre si duas vezes, casa e fora, os 1.º e 2.º classificados de cada série asseguram a manutenção na prova na época seguinte, num total de 24 clubes. Os restantes descem aos campeonatos distritais.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome