Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

FUTEBOL: Mação – Riachense, incerteza até ao apito final (com áudio)

23 de janeiro de 2016, 15 horas, Mação

- Publicidade -

Campeonato Distrital da 1ª Divisão de Seniores da AFS

Associação Desportiva de Mação 1 – Clube Atlético Riachense 1

- Publicidade -

Crónica do jogo por Jorge Beirão

Jorge Beirão
Jorge Beirão

Assistimos a uma primeira parte bem disputada com um futebol rápido e bem entrosado, com boas execuções técnicas por parte dos jogadores de ambas as equipas. Pareceu-nos que a equipa do Riachense apareceu mais desinibida e determinada no ataque, conseguindo alguns lances de perigo junto da baliza à guarda de João Rosa, com este sempre atento a conseguir ultrapassar as dificuldades colocadas, contando com o acerto e o apoio do seu quarteto defensivo.

IMG_6116
Gritou-se golo para o Riachense na primeira parte, mas a bola saiu ao lado.

Lá na frente Persi e Marcos tentavam contrariar o ascendente do Clube Atlético Riachense, sendo duas setas apontadas à baliza de Galrinho. Persi muito combativo e esforçado e Marcos com alguns recortes técnicos bastante vistosos e bem no jogo aéreo. O Riachense com mais conjunto e a tal desinibição, talvez  também mercê, do apoio de uma claque bem barulhenta e motivadora, com cânticos e gritos de incentivo para a sua equipa, ao contrário de alguns adeptos da equipa da casa que na bancada incentivavam pela negativa, com críticas constantes às prestações dos seus jogadores. Enfim, o futebol é assim mesmo e muitas vezes os atletas e técnicos já sabem como ultrapassar estas contrariedades, com a unidade do grupo. Ao intervalo registava-se um 0-0 que se podia aceitar.

IMG_6108
A AD Mação esteve perto do golo, mas Marcos cabeceou sem a direção certa.

Na segunda parte continuou a mesma toada com o treinador Mário Nelson a ser o primeiro a mexer na sua equipa, com duas alterações de uma assentada que surtiram o efeito desejado, porque cinco minutos após as alterações surge o golo do Riachense. A bola a circular a toda a largura do terreno, surgindo um cruzamento da ala direita, com o recém entrado João Alves a ser peça importante no início da jogada, onde a bola viaja para o interior da área maçaense, surgindo com oportunidade na cara de João Rosa, Bernas a inaugurar o marcador. Eram decorridos 60 minutos de jogo.

IMG_6131
Momento em que Bernas coloca os riachenses a vencer.

Responde então Paulo Costa com as entradas de Rui Bento e Rui Sousa, que vêm colocar as coisas em equilíbrio no que respeita ao jogo jogado pelos dois contendores. Estes dois jogadores conseguem dar mais consistência e segurança na transposição defesa ataque, surgindo o golo do empate, aos 74 minutos, por intermédio do esforçado e batalhador Persi, que mesmo sob pressão do defensor do Riachense dentro da área, consegue rematar já em queda e marcar um golo de belo efeito, sem hipóteses para Galrinho.

IMG_6136
Persi no meio da defensiva alvi-negra consegue arranjar espaço para atirar a contar, fazendo o empate no jogo.

Depois até final foi um jogo de parada e resposta com alguns lances de perigo mas que as respectivas defensivas conseguiram colmatar esse mesmo perigo, não havendo mais alterações no marcador, mas onde parecia que a qualquer momento essa alteração podia acontecer.

Quanto ao trabalho da equipa de arbitragem chefiada por Adelino Crespo, tendo como assistentes Carlos Maia e Daniel Godinho, tiveram uma tarde trabalhosa e nada fácil. Equipas recheadas de jogadores já com alguma experiência e que usaram muito a simulação, quer de faltas, como de lesões provocadas pelo adversário. Houve lances duvidosos mas quando o árbitro se encontra “em cima” dos mesmos é mais difícil contestar porque, em abono da verdade, merece o benefício da dúvida. Mostrou seis amarelos, três para cada lado, por entradas sistemáticas à margens das leis, um por agarrar o adversário e outro por simulação de falta dentro da área adversária. Mostrou o cartão vermelho direto ao capitão da equipa do Riachense, passavam três minutos dos cinco que deu para além do tempo regulamentar, por palavras a si dirigidas. No cômputo geral, num jogo nada fácil, em que teve alguma contestação de ambas as partes, fica com o beneficio da duvida por estar sempre bem colocado nos lances mais duvidosos, tendo rubricado um trabalho, que na nossa opinião se aceita.

Ficha do jogo

Campo Municipal Agostinho Pereira Carreira

Campo Agostinho Pereira Carreira (3)
Campo Municipal Agostinho Pereira Carreira em Mação. Imagem de arquivo

Árbitros: Adelino Crespo, Carlos Maia e Daniel Godinho

IMG_6091
Trio de arbitragem. Carlos Maia, Adelino Crespo e Daniel Godinho.

AD Mação

João Rosa, João Vitor, Diogo Rocha, Gonçalo Lélé, Saul, Persi, Marcos (Rui Sousa), Esteves, Pedro Fernandes (Rui Bento), Bruno Lemos e Ducho

Suplentes: Mário Lopes, Bernardo Bento, Jorge Lourenço, Rodrigo, Leonardo, Rui Sousa e Rui Bento

Treinador: Paulo Costa

IMG_6097
Onze da AD Mação

CA Riachense

Galrinho, Paulito, Bernas, Nalha, Gonçalo, Prates, Júlio Batista (João Alves), Tiago Silva (Bernardo Marques), Freitas, Moleiro e Filipe

Suplentes: Mação, Rito, Bernardo Marques, Singéis, João Guerreiro, Marco Carvalho e João Alves

Treinador: Mário Nelson

IMG_6096
Onze do CA Riachense

Marcadores: Persi (74´) ; Bernas (60´)

A opinião dos treinadores:

Paulo Costa (Mação)

Paulo Costa2
Paulo Costa

 

Mário Nelson (Riachense)

Mario Nelson
Mário Nelson

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome