Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol | Mação estreia-se no Campeonato de Portugal com vitória em Alverca (c/fotos e áudio)

FUTEBOL CLUBE ALVERCA 1 – ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MAÇÃO 2
Campeonato de Portugal – Série C – 1ª Jornada
Complexo Desportivo de Alverca
Alverca
12/08/2018

- Publicidade -

Adeptos que viajaram de Mação festejam segundo golo da equipa e a conquista dos 3 primeiros pontos no campeonato. Foto: mediotejo.net

A equipa de Mação, na sua estreia no Campeonato de Portugal, deslocou-se a Alverca na tarde de domingo onde venceu por 2 -1, com a presença de algum público nas bancadas, incluindo cerca de duas dezenas de adeptos que viajaram de Mação.

- Publicidade -

A equipa de Alverca, que há 18 meses não perdia em casa um jogo oficial, caiu perante a estreante neste Campeonato.

O Mação entrou melhor na partida e marcou logo aos três minutos de jogo, por Tiago Vieira, num desafio em que houve muito equilíbrio durante os primeiros 45 minutos.

Lance de perigo na área do Mação. Foto: mediotejo.net

Na segunda metade o Alverca entrou a dominar, para recuperar da desvantagem caseira, e chegou mesmo ao golo da igualdade, para alegria dos adeptos da casa.

Mas o Mação estava muito bem no jogo e não se deixou abater pelo tento sofrido. Perto do final, a equipa de Mação voltaria a marcar e a carimbar uma vitória histórica com mais um golo de Tiago Vieira, o homem do jogo.

Apesar do domínio do Alverca, foi o Mação quem mais perto esteve de marcar. Foto: mediotejo.net

A equipa de Mação começou a criar perigo para as redes de Júnior, guarda-redes do Alverca, logo no primeiro minuto de jogo. Foi um presságio, pois ao terceiro minuto Tiago Vieira, numa recarga a um remate de fora da área, e após defesa de Júnior, colocou o Mação à frente do marcador.

O Alverca não demorou a reagir e alcança o primeiro canto da partida ao quinto minuto do encontro, mas sem perigo para o adversário. Houve algum equilíbrio a meio-campo nos minutos seguintes, até que Simão Moreno remata perigosamente para a baliza do Alverca.

Aos 17 minutos de jogo o Alverca provoca algum perigo junto à baliza do Mação, mas sem resultado. Na resposta, Lucas Reis leva perigo à baliza defendida por Júnior.

Trinca numa tentativa de colocar a bola no fundo da baliza de Chico Sousa. Foto: mediotejo.net

Era uma fase de contra-resposta e a equipa de Alverca, através de uma excelente jogada de futebol, cria muito perigo, mas o cabeceamento saiu por cima da baliza de Chico Sousa.

Aos 28 minutos, livre perigoso à entrada da área para o Mação, mas o remate sai por cima e ao lado. Decorridos 37 minutos de jogo, após uma falha defensiva do Alverca, por pouco a equipa comandada por José Torcato não chegava ao segundo golo.

Lucas Reis consegue fugir a dois adversários. Foto: mediotejo.net

Na segunda parte o Alverca entrou mais determinado, querendo e conseguindo dominar o jogo. Aos 48 minutos, Paulino, do Alverca, vê o primeiro cartão amarelo do jogo por entrada dura sobre Glady. As 52 minutos, Alverca cria mais uma situação de perigo junto à área do Mação, conquistando mais um canto, mas sem efeitos práticos.

Simão Nogueira, do Mação, vê cartão amarelo aos 54 minutos por entrada dura sobre o adversário. Decorridos 57 minutos de jogo, Topé, treinador do Alverca, decide mexer na equipa e substitui Paulino por Roger. Apesar do Alverca dominar a segunda parte, o Mação cria muito perigo enviando a bola ao poste da baliza defendida por Júnior.

Na resposta, o Alverca cria também muito perigo mas Chico Sousa faz uma boa defesa.

Elton tenta chegar ao golo. Foto: mediotejo.net

O treinador do Alverca não se conformava com o resultado e aos 67 minutos, nova alteração. Sai Semedo dando lugar a Elton. Após um minuto desta substituição, surge o golo do Alverca apontado por Telmo, dando alegria às dezenas de adeptos presentes no estádio.

Telmo, autor do golo do Alverca com bom domínio de bola. Foto: mediotejo.net

Animados com o golo do empate, aos 71 minutos o Alverca cria algum perigo para as redes de Chico Sousa, mas o remate de Trinca sai por cima. José Torcato decide fazer alguma coisa e troca Luís Esteves por Litos.

Patrick Nephi, do Mação, vê cartão amarelo aos 74 minutos de jogo por simular uma falta. O árbitro da partida, Gonçalo Carreira, estava perto do lance e não teve dúvidas. O Alverca continuava a dominar e Tiago Honrado remata por cima aos 78 minutos, após mais uma boa jogada da equipa da casa.

José Torcato volta a mexer na equipa aos 79 minutos, substituindo Lucas Reis por Rodrigo Ribeiro. Topé responde com outra alteração dando lugar a entrar a André Galamba, saindo o autor do golo do empate, Telmo.

Treinador do Alverca não se conformava e deu constantes indicações para dentro do campo. Foto: mediotejo.net

Aos 82 minutos, Tiago Vieira bisa na partida e coloca a equipa comandada por José Torcato novamente à frente do marcador. Com a equipa de Alverca muito subida no terreno de jogo, procurando o golo, aos 84 minutos, num contra-ataque rápido, Patrick Nephi leva muito perigo à baliza de Júnior, podendo ter aqui selado definitivamente o resultado.

A poucos minutos do fim do encontro, Chico Sousa vê o cartão amarelo por demorar tempo a repor a bola em jogo. Ainda antes do apito final do encontro, que contou com 4 minutos de desconto, Glady, do Mação, viu também a cartolina amarela.

Júnior afasta o perigo da sua área. Foto: mediotejo.net

Apesar do domínio do Alverca em vários momentos da primeira parte do encontro, e em quase toda a segunda metade, domínio ora conquistado ora consentido, foi o Mação a equipa que teve sempre mais chances de concretizar. Vitória justa da equipa que viajou da terra que é Catedral do Presunto.

Trabalho positivo da equipa de arbitragem liderada por Gonçalo Carreira.

Equipa de arbitragem

FICHA DE JOGO:

FUTEBOL CLUBE DE ALVERCA:
Júnior; Grilo; Ricardão; Paulino (Roger); Beto; Rafa (cap.); Tiago Honrado; Trinca; Telmo (André Galamba); Semedo (Elton) e Tiago Pereira.
Suplentes não utilizados: André Marques; Aguilar; Tiago Teixeira e Mouralinho.
Treinador: Topé

Futebol Clube Alverca

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MAÇÃO:
Chico Sousa; Simão Moreno; Gonçalo Lélé; Glady; Bruno Araújo; Luís Esteves (cap.) (Litos); Bruno Lemos; Tiago Vieira; Patrick Nephi; Simão Nogueira e Lucas Reis (Rodrigo Ribeiro).
Suplentes não utilizados: Renan; Tenta Maeda; João Vítor; Miguel Luz e Márcio Costa.
Treinador: José Torcato

Associação Desportiva Mação. Foto: mediotejo.net

Golos: Tiago Viera (Mação) 2; Telmo (Alverca)

Equipa de arbitragem: Gonçalo Carreira; Fábio Monteiro e Nelson Pereira

No final ouvimos as declarações de ambos os técnicos:

Topé – Treinador FC Alverca

José Torcato, Treinador AD Mação

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome