Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol (Juniores): 4 golos em 15 minutos dão reviravolta épica ao Alcanenense

21 de maio de 2016, 17 horas, Alcanena

- Publicidade -

Campeonato Nacional de Juniores da 2ª Divisão – Fase de Manutenção

14ª jornada (última)

- Publicidade -

Atlético Clube Alcanenense 5 – Sociedade União 1º de Dezembro 4

Crónica do jogo por Jorge Beirão

Jorge Beirão 3
Jorge Beirão

Jogo da 14ª e última jornada da 2ª fase do Nacional da 2ª Divisão de Juniores, Fase de Manutenção, relvado natural em bom estado, numa tarde de sol em Alcanena.

Costuma-se dizer que o futebol é uma “caixinha” de surpresas. Pois é mesmo, senão vejamos, logo no primeiro minuto de jogo a equipa da casa inaugura o marcador e perde em mais duas jogadas de contra ataque duas boas soberanas oportunidades de marcar. Uma porque o guarda-redes contrário evita em defesa por instinto e noutra por inoperância atacante. A quem compareceu ao Municipal Joaquim Maria Baptista, a perspetiva com que ficou foi a que seria uma tarde de descanso num jogo fácil para a equipa anfitriã.

IMG_8798 A passe de Pedro Silva, Lista marca o 1º da partida
Lista recebe da direita de Pedro Silva…

IMG_8799 A passe de Pedro Silva, Lista marca o 1º da partida
…e atira a contar para o primeiro do jogo.

Por vezes o que parece não é. Foi isso mesmo que aconteceu. Passados seis minutos o 1º Dezembro empata por Miguel e três minutos volvidos é Fábio que vira o resultado, marcando o segundo golo da equipa de Sintra. Depois é Emerson que faz o terceiro aos 19 minutos e Robson fecha a contagem na 1ª parte num concludente 4 – 1.

Era o desalento na bancada com o público afeto à equipa da casa a invectivar alguns jogadores, e até as decisões da arbitragem, quando a realidade é que a equipa visitante estava mais esclarecida na zona atacante e depois nem se podia chamar de defesa aos jogadores que se situavam na zona mais recuada da equipa do Atlético Alcanenense. Só faltava a passadeira vermelha para os rapazes do 1º Dezembro.

IMG_8804 Miguel empataa partida
Miguel (nº2) empata a partida

IMG_8818 Entre o G.R. e o defesa Alcanenense Emerson marca o 3º golo
Entre o guarda-redes e um defensor alcanenense, Emerson faz o 3-1

IMG_8824 4º Golo do 1º Dezembro por Robson
Robson (nº25) aos 39 minutos de jogo coloca os sintrenses a vencer por 4-1

Também convém dizer que a motivação dos jogadores era diferente. Para o Alcanenense a classificação estava “feita”, 1º lugar da série e manutenção assegurada. Por sua vez os sintrenses ainda estavam em perigo de descida e mesmo a vitória na partida podia não chegar.

A segunda parte começou com mais do mesmo, nos minutos iniciais, com o AC Alcanenense a apresentar algumas dificuldades para sacudir a pressão e de se organizar nas saídas para o ataque, porque havia jogadores que demoravam muito a “largar” a bola e a equipa do 1º de Dezembro conseguia evitar as investidas do “perigoso” Patrick, muitas vezes mal servido pelos seus colegas.

Até que aos 14 minutos da etapa complementar, Ivan (pareceu-nos ser este jogador), é rasteirado dentro da área. Marco Gomes perto do lance assinala a grande penalidade e Lista converte fazendo o segundo da sua equipa. Até parece que acordaram os rapazes da “Capital da Pele”. Volvidos mais três minutos o imparável Patrick, surpreende com um remate pronto de fora da área e Gonçalo Santos não pode fazer mais nada se não ir buscar a bola ao fundo da baliza, estava feito o terceiro dos auri-negros.

IMG_8832 O Atletico reduz para 2 - 4 através de G.P. por Lista
Lista bisa de grande penalidade fazendo renascer a esperança da casa, quando faltava jogar meia hora

Pouco depois sai na equipa visitante o defesa mais esclarecido, Robson, por lesão, e definitivamente a equipa da casa toma conta do jogo. A partir desse momento passou-se a ouvir os incentivos necessários vindos da bancada, e os rapazes correspondem com o golo do empate marcado por Lista (fazendo hat-trick na partida), que na sequência vê a cartolina amarela por vir festejar junto à bancada subindo a vedação.

IMG_8843 Lista faz o Hat-Trick e empata a partida
Lista (nº8) carimba o seu hat-trick e o empate no jogo

Os rapazes do 1º Dezembro ainda deram um ar da sua graça após as duas alterações que ainda Ricardo Crista podia fazer, mas o inevitável Patrick tinha que fazer das suas. Após um cruzamento para o interior da área da equipa que viajou de Sintra, Patrick sobe mais alto que os contrários e cabeceia como mandam as regras fazendo a bola bater no chão junto ao poste direito de Gonçalo que bem se esticou mas não conseguiu evitar o quinto golo da equipa Alcanenense, nono na partida e segundo de Patrick.

Estava feita a reviravolta no resultado, 5 – 4 a favor do Atlético Clube Alcanenense, e estavam também, restabelecidas as pazes da equipa da casa com o seu público, que até já batia palmas e rejubilava com as intervenções dos jogadores da sua equipa no jogo.

IMG_8845 Patrick de cabeça bisa na partida e marca o golo da vitória
Patrick de cabeça bisa e consegue a reviravolta dos auri-negros no marcador

Até final mais nada se acrescentou ao desenrolar do jogo a não ser as alterações que restavam fazer pelas duas equipas. Em jeito de conclusão diremos que foi um bom espetáculo pelos bonitos golos que foram marcados. Em termos de jogo jogado, diremos que valeu pelas movimentações atacantes, tendo sido mais fraca a prestação das equipas em termos defensivos e quem sofreu com isso foram os guarda-redes.

Quanto à equipa de arbitragem, cumpriu a sua tarefa sem qualquer influência no resultado.

Ficha do jogo

Estádio Joaquim Maria Batista

Árbitros: Marco Gomes, Rudy Silva e Gracindo Vieira (Conselho de Arbitragem AF Leiria)

IMG_8783
Rudy Silva, Marco Gomes e Gracindo Vieira

AC Alcanenense

José Guilherme, Fábio Marques (Bernardo), Bernardo Gomes, Pedro Silva, Yuri, Bruno Ferreira, Crtistiano, Ivan, Patrick, Lista (Bernas) e Afonso

Suplentes: Francisco, Bernas e Bernardo

Treinador: Bruno Ferreira

IMG_8793
AC Alcanenense

SU 1º de Dezembro

Gonçalo Santos, Miguel, Rosado, Sérgio, Martim, Derik, Bruno, Vieira, Fábio, Emerson, Robson

Suplentes: Diogo, João, Bruno, Mark, Heitor, Edgar, João Lopes

Treinador: Ricardo Crista

IMG_8791
SU 1º de Dezembro

Marcadores: Lista (1′, 59′, 67′) e Patrick (62′ e 74′) ; Miguel (7′), Fábio (10′), Emerson (19′) e Robson (39′)

Cartão amarelo: Pedro Silva (63′), Lista (67′) e Yuri (90’+4) ; Miguel (41′), Robson (39′), Rosado (58′), Fábio (69′) e João Lopes (83′)

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here