3 de abril de 2016, 16 horas, Sentieiras
Campeonato Distrital de Futebol de Santarém da Inatel – 2ª Fase – Série 1 Grupo B
Centro Popular Cultura e Desportos de Sentieiras 4 – Casa do Povo de São Facundo 1
Crónica do jogo por Virgílio Loureiro
Jornada aguardada com alguma expetativa por ser decisiva para o futora das equipas neste grupo da série 1. Se em Seiça o campeão em título (Paço dos Negros) jogava cartada decisiva para se manter em prova, nas Sentieiras era o São Facundo a jogar para manter viva a esperança no apuramento. No final dos 80 minutos, o Seiça confirmou já o apuramento e às Sentieiras ficou a faltar um ponto, que até pode nem ser necessário conquistar.
A primeira parte foi marcada por algum equilíbrio entre as partes, havendo um ligeiro ascendente da equipa da casa. No primeiro quarto de hora os da casa reclamaram grande penalidade mas o árbitro mandou jogar, considerando carga de ombro o contacto entre avançado e defesa. Por estar mais perto do lance, damos o beneficio da dúvida ao árbitro. Quase a chegar à meia-hora surge o primeiro golo do jogo, por Pedro Martins (Kikas) que viria a ser a figura do jogo. Lançamento lateral longo para o interior da área de São Facundo e Kikas ao segundo poste abre o ativo.
Até ao intervalo nada mais de realce a registar.
No segundo tempo o domínio das Senteiras foi mais patente. À medida que o tempo ia passando o pelado ia ficando mais pesado e difícil, ficando a ideia que o desgaste físico rapidamente se apoderou dos homens de São Facundo. Fruto da pressão que ia impondo, a equipa da casa chega ao 2-0, oito minutos depois da reatamento. Jogada conduzida pela ala por Kikas, que ganha a linha final, cruzando atrasado onde apareceu Mário Rodrigues a dilatar a vantagem amarela. Aos 65 minutos o São Facundo reduz na sequência de um canto, em que Mário Cardoso corresponde de cabeça ao cruzamento, deixando o suspense no ar, para o último quarto de hora, quanto ao resultado final.
No entanto a cinco minutos do fim (minutos 75), Kikas volta a marcar. Lançado em velocidade o dianteiro de Sentieiras isola-se e perante Cláudio Ferreira faz o 3-1, “fechando o jogo”. No tempo de compensação, numa jogada algo idêntica ao do terceiro golo, o mesmo Pedro Martins (Kikas) faz o 4-1 final.
Vitória certa da equipa de Sentieiras, embora os três golos de diferença seja algo pesado para o que o São Facundo fez no jogo.
O trabalho do trio de arbitragem não foi exemplar, mas esteve num bom nível.
Ficha do jogo
Campo de jogos de Sentieiras
Árbitros: Carlos Brites, João Fernandes e Norberto Tereso
CPCD Sentieiras
Ricardo Pereira, Daniel Domingos, Fábio Gomes, Vasco Lopes, Filipe Rodrigues, Tiago Trindade, Pedro Roldão, Mário Rodrigues, Tiago Leitão, Tiago Pombo e Pedro Martins
Suplentes: Telmo Cavaleiro, Fábio Navalho, Ricardo Falcão, João Margalho e Ivo Gil
Treinador: Carlos Rodrigues
CP São Facundo
Cláudio Ferreira, Alexandre Silva, Márcio Rodrigues, Mário Cardoso, Marco Nolete, David Silva, Vasco Bernardo, Diogo Costa, Luís Espadinha e Rafael Lopes
Suplentes: Marco Ventura, Tiago Pascoal, João Henriques e Pedro Rosa
Treinador: Paulo Gonçalves
Marcadores: Kikas (28′, 75′ e 80’+1) e Mário Rodrigues (48′) ; Mário Cardoso (65′)