- Publicidade -

Futebol (Inatel): Bemposta venceu Sabacheira mas não chegou para passar (com áudio)

17 de abril de 2016, 16 horas, Bemposta

- Publicidade -

Campeonato Distrital de Futebol da Inatel de Santarém – Série 1 Grupo A

Bemposta Futebol Clube 2 – Grupo Desportivo e Recreativo da Sabacheira 0

- Publicidade -

Crónica do jogo por Jorge Beirão

Foto1.1
Jorge Beirão

Jogo no Parque Desportivo Eduardo Soares Mendes em Bemposta, pelado bem tratado e em excelentes condições para a prática do futebol, numa tarde “farrusca” de primavera. Frente-a-frente duas equipas com objectivos e motivações diferentes. A equipa da casa, pese embora dependesse de terceiros, necessitava de vencer para manter as aspirações de apuramento para a fase final deste torneio da INATEL, facto que se revelou um “handicap” bastante positivo. Por sua vez a equipa visitante de Sabacheira, do concelho de Tomar, embora sem hipóteses, mesmo vencendo o encontro em caso de empate pontual, perderia pelos resultados no confronto direto com a equipa de Concavada, mas não deixou de se aplicar e demonstrar que mereceu a passagem a esta fase.

Presenciámos uma boa partida de futebol, nesta competição com regulamentos especiais na sua organização, mas que por vezes somos surpreendidos com a prestação dos seus “atores” tanto no aspeto competitivo em termos de organização tática, como na excelente capacidade técnica dos seus intérpretes. No pelado em excelentes condições, nunca é de mais repetir, por ser raro em campos destes campeonatos ou torneios (preocupa-nos a denominação certa), quando tivemos e vamos tendo uma primavera “invernosa” em termos de precipitação, nunca é de mais enaltecer. Assistimos a um bom jogo porque os dois conjuntos são formados por atletas que muitas equipas de outros escalões não desdenhariam ter nos seus quadros. Mas vamos ao que interessa nesta prosa, ou seja, o comentário sobre a prestação das equipas nesta partida.

O primeiro tempo foi de certa forma equilibrado, com a equipa da casa a mostrar melhor discernimento e entrosamento, mas com a equipa visitante muito bem na sua concentração e agressividade competitiva, em especial sobre os jogadores contrários com melhor leitura de jogo. É precisamente com base na melhor organização ofensiva que a Bemposta inaugura o marcador por intermédio de Gala, numa excelente decisão deste jogador, que interpretando muito bem o papel de ponta de lança dentro da área adversária, resolve iniciar uma acção de finalização bastante interessante, ultrapassando um defensor, simulando sobre outro opositor que o deixa fora da jogada e rematando para o melhor sítio, deixando sem hipóteses defensivas o guarda-redes Tó Zé. Eram passados trinta minutos de jogo.

IMG_7904 Golo de Gala (encoberto pelo capitão da equipa de Sabacheira
Gala (tapado na foto pelo número 10 forasteiro) apontou o primeiro do jogo à passagem da meio hora.

Depois até final da primeira parte tivemos a sensação de que a equipa de Bemposta se retraiu um pouco, até com o Filipe Dias a recrear-se com o esférico à espera que um dos adversários se aproximasse obrigando-o a agarra o esférico e coloca-lo em jogo. Bom, por outro lado também poderá ser elucidativo sobre o respeito que a Sabacheira inspirava à equipa anfitriã.

Chegou o intervalo e os rumores que chegavam de Amoreira também eram motivadores, ou seja, Bemposta a vencer por uma bola a zero e a equipa de Concavada a perder pelo mesmo score, era um bom presságio para as hostes caseiras.

Início da segunda parte, com grande equilíbrio, devido à determinação da Sabacheira em querer retificar o marcador desfavorável mas a equipa da casa definiu melhor a sua estratégia ofensiva desenhada com um mais assertivo 4x4x2, colocando na frente e com mais mobilidade André Marques, preocupando os homens mais recuados da equipa visitante, nomeadamente a dupla de centrais, que no primeiro período teve a “vida” facilitada devido à fixação de Gala, pela zona central, mais por sua decisão, diga-se, jogador mais rápido mas com menos mobilidade.

IMG_7916 Livre de André Marques defesa de Tó Zé
André Marques (número 7 de Bemposta) de livre ameaçou com o segundo golo, mas Tó Zé negou-lhe os intentos com enorme intervenção.

IMG_7917 2º golo da Bemposta por André Marques, jogador mais à esquerda
Pouco tempo depois, André Maques marcou mesmo o segundo golo.

E é precisamente André Marques que vai marcar o segundo golo da Bemposta, numa execução bem vistosa em termos técnicos. No interior da área da Sabacheira descaído sobre o lado esquerdo e junto à linha de fundo, surpreendendo por parecer desenquadrado com a baliza, ultrapassa a oposição de dois defensores e marca um golo de belo efeito como é hábito dizer-se, com dedicatória especial. Correria até ao banco da sua equipa e abraço efusivo ao “mister” que por curiosidade é seu irmão, gesto bonito pelo significado.

Estava de certo modo consolidado o triunfo, não porque o adversário fosse incipiente, mas porque compreendeu que a vontade e aplicação dos atletas da equipa de Bemposta principalmente os seus jogadores mais recuados, mantinham uma concentração competitiva irrepreensível, o que complicava e de que maneira o voluntarismo dos dianteiros de Sabacheira, não lhes dando qualquer “abébia”.

IMG_7923 Tó Zé evita o 3º golo
Com nova intervenção de grande nível, Tó Zé negou o terceiro golo à equipa da casa

O resultado até final não mereceu qualquer dúvida, pese embora a decisão, acertada, de Marco Bucete, treinador da equipa visitante em colocar mais um atacante e jogando os minutos finais com três defesas, na tentativa de marcar o golo de honra, mas que só veio impedir o dilatar do resultado pela equipa da casa, por ser “obrigada” a recuar no terreno.

IMG_7941 Os homens de Sabacheira falham o tento de honra
Neste lance os homens da Sabacheira desperdiçaram a oportunidade do tempo de honra

Resultado certo pelas oportunidades e desempenho dos jogadores na estratégia delineada pelos seus técnicos. Sem menosprezar a prestação dos outros jogadores, gostaríamos de salientar as prestações de Tó Zé, guarda-redes e os jogadores de campo Rui Reis, Paquito, Fiel e Julian na equipa da Sabacheira. Na equipa da Bemposta F.C., Camões, Paulito, Rafa, Menotty, Gala, André Marques e em especial João Oliveira, por na nossa perspetiva ter sido o grande organizador e impulsionador da sua equipa.

Finalmente em relação à equipa de arbitragem chefiada por Cristóvão Justo e seus assistentes Sérgio Fontinha e José Amaro, realizaram um bom trabalho, tanto no aspeto técnico como no disciplinar, demonstrando segurança e conhecimento das novas orientações arbitrais, o que é sempre importante, quando não existem grandes aspirações em termos futuros. Poderá ter havido alguns lances contestados de parte a parte mas são situações perfeitamente normais em confrontos com aspirações diferenciadas, como foi o caso, nesta altura do campeonato ou torneio da INATEL de Santarém.

Em conclusão, assistimos a uma alegria com sabor a derrota por parte da equipa da Bemposta, por saber que terminava ali a época, uma vez que a equipa de Concavada vencera o jogo em Amoreira, conseguindo um bom desiderato depois de estar a perder em casa de um adversário complicado, mas o futebol é aliciante por isso mesmo. Para o ano haverá mais e em termos futuros ficou a certeza de algo muito positivo está a crescer em Bemposta.

IMG_7906 Gala que inaugurou o marcador
Gala apontou o primeiro golo da equipa de Bemposta

 

IMG_7921 André Marques autor do 2º da Bemposta
André Marques fez o 2-0 para os bempostenses

Ficha do jogo

Parque Desportivo Eduardo Soares Mendes

Árbitros: Cristovão Justo, Sérgio Fontinha e José Amaro

IMG_7886
Trio de arbitragem e capitães de equipa na escolha de campo

Bemposta FC

Filipe Dias, Diogo, Tiago Dias (Élio), Paulito, Camões, João Oliveira, Rafa (Rodrigo Pequeno), Menotty (Guilherme), Gonçalo (Luís Santos), André Marques (André Silva) e Gala (João Farinha)

Suplentes: Ricardo Dias, Guilherme, André Silva, João Farinha, Luís Santos, Rodrigo Pequeno e Élio

Treinador: Nelson Marques

IMG_7888
Bemposta FC

GDR Sabacheira

Tó Zé, Marco Sousa, Rui Reis, Carlos Duarte (Fredy), Paquito (Rafael Ribeiro), Fiel, Fábio Ferreira (Alex), Fábio Roque (Vitor Vieira), Armando, Julian e Mário (Mica)

Suplentes: Rafael Ribeiro, Vitor Vieira, Mica, Alex, Silva, Ameiro e Fredy

Treinador: Marco Bucete

IMG_7889
GDR Sabacheira

Marcadores: Gala (30′) e André Marques (56′)

Cartão amarelo: Fábio Ferreira (55′)

A opinião dos treinadores:

Nelson Marques (Bemposta)

IMG_7890
Nelson Marques

 

Marco Bucete (Sabacheira)

IMG_7891
Marco Bucete

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. GRANDE ABRAÇO PARA O RICARDO E JORGE BEIRÃO CREIO SEU PAI.FUI GRANDE PONTA DE LANÇA DO SPORTING ABRANTES.FIZ PARTE DAQUELA GRANDE EQUIPE ONDE O JORGE BEIRÃO ERA DEFESA DIREITO,JOGUEI MUITAS ÉPOCAS NA BEMPOSTA MUITOS GOLOS MARQUEI MAS ENVIO UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS VÓS.PARA O GRUPO DESPORTIVO PARA O ANO HAVERÁ MAIS FUTEBOL.VAMOS AGORA REFLETIR SOBRE ESTA ÉPOCA E PREPARAR A PRÓXIMA.JÁ AGORA PORQUE NÃO REALIZARMOS UM ENCONTRO DE FUTEBOL E EM SEGUIDA DE ALMOÇO ENTRE ATUAIS E ANTIGOS JOGADORES.PENSEM NISSO.ABRAÇOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
O seu nome

APOIE O NOSSO JORNAL, TORNE-SE UM LEITOR BENEMÉRITO

Se lê regularmente as nossas notícias torne-se um leitor benemérito fazendo contribuições a partir de 10€/mês, ou doando valores iguais ou superiores a 100€. Esses leitores passam a constar da ficha-técnica como apoiantes deste projeto independente de jornalismo. Pode também fazer uma contribuição pontual (5€, 10€, 20€, o que puder e quiser).