Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol | Fátima SAD está fora das competições e só descem três clubes da 1ª divisão distrital – AFS

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) deu conta que o CD Fátima SAD está fora das competições na próxima temporada pelo que só descem esta época três clubes da 1ª para a 2º divisão distrital. Com Riachense e Moçarriense com a despromoção garantida, a luta pela manutenção envolve quatro clubes quando faltam disputar dois jogos.

- Publicidade -

Em comunicado, a AFS refere que procurou fazer um ponto de situação sobre os efeitos da insolvência do CD Fátima SAD no que se refere à pessoa jurídica e sobre a legitimidade de participação em provas futuras. Após diversas diligências, a direção da AFS, presidida por Francisco Jerónimo, remeteu a informação recolhida, com pedido de parecer, ao Conselho de Justiça da AF Santarém, conclusões que foram agora conhecidas em comunicado que transcrevemos na íntegra.  

“A declaração de insolvência do CD Fátima SAD tem como consequência a sua extinção e consequente impossibilidade de inscrição nas provas organizadas pela AFS para a época de 2021/2022. Estando extinto o CD Fátima SAD antes das inscrições para a época de 2021/2022, o mesmo não preencheu o lugar que lhe caberia em virtude da sua desclassificação do campeonato nacional de seniores. Deste modo, não há lugar à descida para a 2ª divisão distrital do clube que deveria descer, caso o CD Fátima SAD viesse a disputar o campeonato distrital da 1ª divisão da AFS de Santarém”, pode ler-se no comunicado da AFS.

- Publicidade -

Com esta decisão, fica esclarecida a situação relativamente ao número de equipas que descem à 2ª divisão distrital. Com Riachense (5 pontos) e Moçarriense (7 pontos) com o destino traçado, os seis pontos em disputa nos jogos de quinta-feira, dia 3 de junho, e de domingo, última jornada, dia 6 de junho, são decisivos para apurar qual a 3ª equipa que desce de divisão. Este 3º clube desce de divisão por via da despromoção do União de Almeirim do Campeonato de Portugal. O Entroncamento AC, com 11 pontos, tem de vencer os dois jogos para tentar passar o testemunho da descida a outra equipa. Torres Novas e Rio Maior, com 14 pontos, e Ferreira do Zêzere, com 15 pontos amealhados, são as outras equipas que ainda não assegurara a manutenção na 1ª distrital.

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) havia condenado em outubro de 2020 a “desastrosa gestão” da SAD do Fátima e pediu na ocasião à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para por “termo” a uma “situação que degrada a imagem do futebol” nacional.

Em comunicado, o organismo liderado por Joaquim Evangelista perspetivava “uma época muito difícil” para a equipa e apontava “comportamentos graves” por parte da sociedade anónima, que foi declarada insolvente em junho, com os jogadores a reclamarem salários em atraso.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome