Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol | Fátima estreia-se com empate perante o Sertanense (c/fotos e áudio)

CENTRO DESPORTIVO FÁTIMA 1 – SERTANENSE FUTEBOL CLUBE 1
Campeonato de Portugal – Série C – 2ª Jornada
Estádio Papa Francisco
Fátima
19/08/2018

- Publicidade -

Valério teve algum trabalho, principalmente na primeira parte (Foto: mediotejo.net)

Numa tarde de intenso calor, a equipa de Fátima estreou-se no Campeonato de Portugal com um empate perante o Sertanense depois de ter visto o jogo da 1ª jornada adiado. Não foram muitos os adeptos a deslocarem-se ao Estádio Papa Francisco, ainda assim iam apoiando a sua equipa.

- Publicidade -

Com duas partes distintas, na primeira o Sertanense quase não deixou respirar a equipa da casa. Criando algumas oportunidades de golo, a equipa de João Manuel Pinto conseguiu mesmo abrir o marcador ao minuto 26, num forte remate de fora da área.

Sertanense foi mais forte em toda a primeira parte. (Foto: mediotejo.net)

Na segunda metade, em que Nuno Kata efetuou duas substituições e incentivou os seus jogadores durante o tempo de descanso, a equipa de Fátima não parecia a mesma da primeira parte, entrando com grande vontade e “sufocando” o adversário, quase não o deixando jogar o seu futebol. Viria a conseguir o golo do empate através da marca de grande penalidade, ao minuto 63, num lance em que toda a equipa que viajou da Sertã protestou por um suposto fora de jogo na jogada que antecedeu a falta para a marcação do castigo máximo.

Sinal mais para o Sertanense no decorrer da primeira parte, mas muito bem também a defensiva do Fátima na resposta aos ataques do seu adversário. Ao minuto 21, Barbosa, na marcação de um pontapé de canto direto do lado esquerdo do seu ataque, criou muito perigo para a baliza defendida por Valério.

Ataque do Sertanense pelo lado direito leva perigo à baliza defendida por Valério. (Foto: mediotejo.net)

Cinco minutos depois, num lance de ataque pelos sertaginenses, também pelo lado esquerdo, Davou dribla os seus adversários, foge para o centro do terreno e de fora da área remata forte para o fundo das redes de Valério, fazendo o 0-1 para a sua equipa.

O Fátima tenta reagir e ao minuto 32 consegue um pontapé de canto, mas sem perigo para a equipa da Sertã. Lucas Abreu, no minuto seguinte, remata por cima da baliza de Rafa, guarda-redes do Sertanense.

O perigo junto à baliza do Fátima foi uma constante na primeira parte. (Foto: mediotejo.net)

O Fátima continua a não conseguir impor o seu jogo na primeira parte e aos 36 minutos, Davou cruza com perigo mas o avançado sertaginense é apanhado em fora de jogo.
Decorridos 39 minutos de jogo, o árbitro da partida, Miguel Nogueira, mostra o primeiro cartão amarelo do jogo a Siaka Bamba, do Fátima, por entrada dura sobre o seu adversário.

Aos 40 minutos o melhor lance do Fátima através de um bom remate do seu avançado, mas com uma defesa vistosa de Rafa. Na resposta, e através da marcação de um livre à entrada da área do lado esquerdo do ataque do Sertanense, sai um cruzamento para a área mas o cabeceamento sai por cima.

Thomas Agyiri, do Fátima, vê a cartolina amarela aos 44 minutos de jogo. Mesmo antes do apito do árbitro para o intervalo, grande lance de futebol efetuado pela equipa da Sertã, mas a finalização não foi a melhor, tendo o remate saído por cima.

Nuno Kata mostrava alguma preocupação. (Foto: mediotejo.net)

Nuno Kata resolve mexer na equipa ao intervalo e entram Ricardo Oliveira e Miguel Neves para os lugares de Jeka e Tiago Calila. Percebeu-se logo nos primeiros minutos da segunda parte que o Fátima vinha com outra disposição para o jogo. A equipa da casa estava agora mais subida e a pressionar o adversário.

Aos 50 minutos, Kevin, do Sertanense, vê o cartão amarelo por falta sobre Miguel Pereira. No minuto seguinte, a equipa de Kata leva algum perigo à baliza de Rafa após cruzamento num pontapé livre em que o cabeceamento sai muito perto do alvo.

Na segunda metade foi o Fátima a dominar, criando lances de perigo através de bola parada. (Foto: mediotejo.net)

Ao minuto 58, e de novo de bola parada através da marcação de um canto, Miguel Neves cabeceia ao lado da baliza de Rafa. Aos 62 minutos, Nuno Kata esgota as substituições fazendo entrar Pedro Henriques para o lugar de Lucas Abreu.

Árbitro da partida não tem dúvidas em assinalar grande penalidade. (Foto: mediotejo.net)

Após reatamento do jogo, ao minuto 63, Miguel Nogueira não tem dúvidas e assinala o castigo máximo por falta na área de João Jesus, que viu o cartão amarelo, sobre Siaka Bamba. Toda a equipa do Sertã protesta por um suposto fora de jogo que antecede o lance que origina a marca da grande penalidade.

Nuno Laranjeiro, chamado a converter a grande penalidade, atira a bola para o lado direito das redes de Rafa, que se atirou para o lado oposto. Estava feito o golo da igualdade.

Nuno Laranjeiro esteve bem a defender e a marcar. (Foto: mediotejo.net)

O Fátima dominava e Yago, aos 68 minutos, cabeceia a bola e esta é desviada por um defesa enbatendo na trave da baliza de Rafa. João Manuel Pinto decide fazer qualquer coisa e substitui Barbosa por Clayton.

A jogar claramente melhor neste segundo tempo, registo ainda para um lance do ataque do Fátima aos 74 minutos. Grande passe de Nuno Laranjeiro a desmarcar Siaka Bamba, mas o remate sai por cima.

Siaka Bamba foge à marcação e tenta alvejar o alvo. (Foto: mediotejo.net)

Aos 75 minutos nova alteração na equipa que viajou da Sertã, entrando Sócrates para o lugar de Pereirinha. Através de um pontapé de canto do ataque de Fátima do lado esquerdo ,aos 77 minutos de jogo, novamente muito perigo junto da baliza de Rafa.

Aos 83 minutos, o treinador do Sertanense esgota também as substituições e faz entrar Cláudio para o lugar de Gaspar.

Lucas Abreu tenta levar perigo à baliza adversária. (Foto: mediotejo.net)

A um minuto dos 90 regulamentares, mais uma vez de bola parada, o Fátima cria grande perigo através da marcação de um pontapé livre direto por Miguel Pereira, mas Rafa estava atento e faz uma grande defesa.

Resultado justo pelo que ambas as equipas fizeram, ora uma na primeira parte, ora outra na segunda, embora todos os lances de real perigo pelo Fátima tenham sido através de bolas paradas.

Um bom jogo de futebol numa quente tarde de domingo. (Foto: mediotejo.net)

Equipa de arbitragem algo contestada, principalmente pelo suposto lance de fora de jogo não assinalado que antecede a falta que dá a marcação de grande penalidade. Trabalho globalmente positivo.

FICHA DE JOGO:

CENTRO DESPORTIVO DE FÁTIMA:
Valério; Siaka Bamba; Jefferson; Jeka (Ricardo Oliveira); Thomas Agyini; Lucas Abreu (Pedro Henriques); Yago; Miguel Pereira; Magique; Tiago Calila (Miguel Neves) e Nuno Laranjeiro.
Suplentes não utilizados: João Sardinha; Vladislav; João Vítor r Rui Rodrigues.
Treinador: Nuno Kata

Centro Desportivo Fátima. (Foto: mediotejo.net)

SERTANENSE FUTEBOL CLUBE:
Rafa; Tito; João Jesus; Tiago Correia; Bruno; Kevin; Pereirinha (Sócrates); Batista; Gaspar (Cláudio); Davou e Barbosa (Clayton).
Suplentes não utilizados: Daniel; Rojas; Vladimir; Luís Dias.
Treinador: João Manuel Pinto

Sertanense Futebol Clube

GOLOS: Davou (Sertanense); Nuno Laranjeiro (g.p.) (Fátima)

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Miguel Nogueira; Vítor Gomes e Daniel Farinha (AF Lisboa).

Equipa de arbitragem e capitães de equipa. (Foto: mediotejo.net)

DISCIPLINA:
Cartão Amarelo: Siaka Bamba; Thomas Agyiri; Kevin e João Jesus.

No final, na sala de conferência de impressa, ambos os técnicos responderam às questões efetuadas:

Nuno Kata, treinador CD Fátima

João Manuel Pinto, treinador Sertanense FC

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome