Futebol | Erros defensivos ditam derrota pesada de Santarém perante seleção de Lisboa (C/AUDIO e FOTOS)

Erros defensivos ditam derrota pesada de Santarém perante seleção de Lisboa. Foto: mediotejo.net

A Associação de Futebol de Santarém iniciou a participação na Taça das Regiões da UEFA com uma derrota por 3-0 diante da sua congénere de Lisboa. O jogo foi disputado em Abrantes sob grande intensidade de chuva e vento, o que dificultou o desenrolar da partida. Um desafio, ainda assim, em que a seleção de Santarém mostrou qualidade mas em que os lisboetas foram mais eficazes e aproveitaram erros defensivos para resolver a partida no segunda metade.

As persistentes chuvas dos últimos dias levaram a que o desafio fosse disputado no relvado sintético da Cidade Desportiva de Abrantes, poupando assim o relvado natural para os jogos de sábado e de domingo.

Equipas cumprimentam-se antes do início do desafio

Perante tanta chuva e vento forte, num campo sem proteção para os espetadores, foi natural a reduzida presença de público para apreciar a seleção distrital de Santarém, apesar da curiosidade ser mais forte e de algumas dezenas de pessoas enfrentarem a intempérie ou posicionarem-se dentro das viaturas para verem alguns dos melhores jogadores do distrito a atuar.

PUB

A primeira parte do jogo foi repartida, com as duas seleções a terem oportunidades de abrir o marcador. A seleção de Lisboa teve ascendente nesta primeira metade, mas Chico Sousa e o quarteto defensivo, com maior ou menor dificuldade, chegavam para as encomendas.

A seleção de Santarém deu boa conta de si, perante um adversário muito forte. Foto: mediotejo.net

O nulo manteve-se até ao final da primeira parte e adivinha-se que quem marcasse primeiro poderia ganhar vantagem importante para somar os três pontos em disputa. E cedo no segundo tempo o marcador foi inaugurado pela seleção lisboeta. Logo aos 3 minutos, Rodrigo Pinto, desmarcado pelo lado direito do seu ataque, apanhando a seleção de Santarém em contrapé, remata à entrada da área e bate Chico Sousa pela primeira vez.

Uma perda de bola no meio campo, onde os jogadores de Lisboa foram mais aguerridos, lançando Rodrigo Pinto que remata ainda de fora da área, sem grandes hipóteses de defesa para o guarda-redes de Mação.

O segundo golo resulta de nova falha defensiva, desta vez de um pontapé de canto direto. Ivo Palma centra largo de pé esquerdo, a jogar com o vento favorável, e Chico Sousa é traído pelo efeito e direção que a bola leva. Ainda tentou socar o esférico mas não conseguiu evitar o segundo golo de Lisboa, num lance em que pareceu mal batido.

Jogo muito disputado em que a seleção de Lisboa desequilibrou no segundo tempo. Foto: mediotejo.net

A perder por dois golos o resultado parecia feito, apesar da seleção de Santarém não ter baixado os braços. No entanto, para fechar as contas, Ricardo Oliveira ainda faria o 3-0 final, ao corresponder da melhor forma a um cruzamento do lado esquerdo do ataque.

Num lance de bola parada, o centro é efetuado para o coração da área onde aparece Ricardo Oliveira entre dois defesas a cabecear para defesa de Chico Sousa, que defende à queima roupa e desvia a bola para a sua frente, aproveitando o jogador lisboeta para fazer a recarga para o golo.

A seleção de Lisboa mostrou o seu favoritismo em campo, apesar da boa réplica dos jogadores da seleção de Santarém. Foto: mediotejo.net

A partir daí pouco mais há para contar, ficando o registo de uma boa prestação da seleção de Santarém perante um adversário mais experiente e que justificou a vitória, embora por números exagerados. A equipa de arbitragem passou despercebida na partida, o que só por si é um elogio à sua prestação.

A seleção de Santarém joga este sábado com a seleção de Setúbal, às 15:00, e a seleção de Lisboa volta a jogar só no domingo, às 11:00, com Setúbal. Só uma das três seleções é apurada para a fase seguinte da Taça das Regiões.

Utentes do CRIA estiveram com os jogadores e receberam bolas autografadas. Foto: mediotejo.net

Registo ainda para um momento bonito proporcionado pela AF Santarém a jovens do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) em que entraram em campo com os capitães de equipa e dirigentes e levaram para casa bolas autografadas pelos jogadores.

O presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo, e o presidente da CM Abrantes, Manuel Valamatos, estiveram a assistir ao jogo e falaram ao mediotejo.net sobre este Torneio das Nações e de outros assuntos que marcam a atualidade desportiva e social:

Futebol l Torneio das Regiões envolve seleções de Santarém, Lisboa e Setúbal

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

FICHA DE JOGO:

Taça das Regiões da UEFA – Fase Zonal

Estádio Municipal de Abrantes – Campo nº 2 (Abrantes)

Equipa de arbitragem e os capitães das duas seleções (Santarém e Lisboa). Foto: mediotejo.net

Árbitro: Jorge Carreira (AF Leiria).

Árbitros assistentes: Tomé Pires e Fábio Gaio.

AF Santarém 0-3 AF Lisboa (0-0, ao intervalo)

Seleção de futebol de 11 de Santarem. Foto: mediotejo.net

AF Santarém: Francisco Sousa, Ricardo Lamy, Rui Bento, Rodrigo Neves, Miguel Miguel (Hélio Ocante,89′), Arnaldo Ferreira, Leandro Filipe (Ivan Alves, 73′), Bruno Araújo, Chrystian Pedroso, Diogo Oliveira (cap), Marcos Patrício (Anderson Júnior, 57′)

Suplentes não utilizados: Francisco Reis, Tiago Vieira, Miguel Fernando, Ricardo Dias, Guilherme Barbosa, Luís Alves.

Treinador: Manuel Francisco.

Golos: Nada a registar

Disciplina: Cartão amarelo para Arnaldo Ferreira aos 65′

Equipa titular da seleção de Lisboa. Foto: mediotejo.net

AF Lisboa: João Costa, João Oliveira, Ivo Dias, Ricardo Oliveira, Ivo Palma, Tomás Martins, Henrique Oliveira, Ricardo Henriques (João Santos, int), David Cardoso – Cap.(Miguel Barros, 55′), Cláudio Carvalho (Renato Martins, 65′), Rodrigo Pinto (Fábio Cruz, 65′).

Suplentes não utilizados: Diogo Oliveira, Bruno Sales, Diogo Bento, Francisco Senica, Bruno Martins.

Treinador: Marco Guerreiro

Golos: Rodrigo Pinto (48′), Ivo Palma (65′), Ricardo Oliveira (73′)

Disciplina: Nada a registar

Manuel Francisco, selecionador distrital de Santarém. Foto: mediotejo.net

No final ouvimos o treinador da seleção de Santarém, Manuel Francisco: 

Fotos: David Pereira.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here