Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

FUTEBOL: Eficácia escalabitana ditou as regras em Alferrarede

10 de janeiro de 2016, 15 horas, Alferrarede

- Publicidade -

Campeonato Distrital da 2ª Divisão de Seniores da Associação de Futebol de Santarém

Clube Desportivo e Recreativo de Alferrarede “Os Dragões” 1 – União Desportiva de Santarém 3

- Publicidade -

Crónica do jogo por Jorge Santiago

Jorge Santiago
Jorge Santiago

Jogo aguardado com ansiedade porque estava em jogo a definição do terceiro lugar, que apura para a segunda fase. Não defraudou as expectativas…
Jogo bem jogado desde o apito inicial, com as equipas a encaixarem rapidamente nas manobras dos adversários, com uma entrega total. A bola girava por todos os jogadores procurando chegar às linhas avançadas com os olhos postos nas balizas. As defesas, com decisões acertadas iam chegando para resolver os problemas que os avançados lhe iam colocando.
Aos 23 minutos, na sequência de um pontapé de canto, o União abre o marcador num lance infeliz de Josué que, no meio de um cacho de jogadores, não vê a bola que acaba por lhe bater e anichar-se nas malhas da baliza de Anselmo.

1º golo
Primeiro golo da União de Santarém. A bola bate em Josué (entre dois jogadores de Santarém à direita) e vai para o fundo da baliza.

Este golo obrigou o Alferrarede a correr atrás do prejuízo. Fruto de algum ascendente, os homens da casa conquistam um livre frontal, batido de forma exemplar por Vieira, para defesa brilhante de Ruben. Chegamos ao intervalo com um ligeiro sabor a injustiça, porquanto as equipas se equivaleram e o empate aceitava-se melhor.

A segunda parte poucas mexidas trouxe e a toada atacante de ambas as equipas manteve-se.
Foram mais eficazes os alvi-rubros que num contra ataque venenoso com a bola a apanhar Tiago isolado, já dentro da área descaído para a esquerda, que dominou e disparou forte na cara de Anselmo, impotente para travar este remate. Estávamos no 54º minuto de jogo.

2º golo
Tiago perante Anselmo não desperdiçou a oportunidade de fazer o 2-0.

Pensou-se que o jogo ia baixar de intensidade, até porque o pelado estava pesado e a entrega tinha sido muita. Mas não…
Continuou-se a jogar em alta rotação, com virilidade e sem vislumbre de alguma equipa deitar a toalha ao chão. Jogava-se muito na zona de construção com poucas ocasiões para fazer funcionar o marcador. Neste período ficou na retina dois remate sucessivos do ataque “fabril” com duas excelentes intervenções de Ruben.
Já em tempo de compensação, aos 91, Ruben volta a aplicar-se e os visitados conquistam mais um canto que a defesa santarena sacudiu para recarga à entrada da área com nova defesa para a mesma zona onde apareceu Vieira a encher o pé e a fuzilar, a baliza adversária.
A esgotar-se o tempo de jogo, com 4 minutos de compensação, quando ninguém esperava, Pelarigo, entrado a meio da segunda parte, ganha uma bola ainda fora da área e faz um monumental chapéu a Anselmo.
O esférico não chegou a ir ao centro do campo, pois Rui Ferreira deu por terminado um excelente jogo de futebol.
Vencedor justo, pela eficácia demonstrada, mas penalizador para o labor da equipa do concelho de Abrantes.
Arbitragem com nota positiva, quer técnica quer disciplinarmente. Sem influência no resultado.

Ficha do jogo:

Campo CUF em Alferrarede

IMG_20160103_112037
Campo CUF em Alferrarede

Árbitros: Rui Ferreira, Bernardo Fonseca e Rodolfo Brito

IMG_9040
Trio de arbitragem

CDR Alferrarede “Os Dragões”

Anselmo, Júlio (Luís Carlos), Pedro Alves, Condeixa, André Marques, Diogo Gomes, Nuno Josué (Rui Pinheiro), André Bernardes, Diogo Parreira (Pedro Ramos), Vieira e Santana.

Suplentes: Félix, Luís Carlos, Rui Pinheiro, Diogo Delgado, Tiago Veiga, Nuno Mateus e Pedro Ramos.

Treinador: Nuno Mateus.

Nuno Mateus (Trein.)
Nuno Mateus

UD Santarém

Ruben, Jefferson (Bruno), Tigas (João Filipe), Brossas, André Rocha, Marius, Amaral, Diogo, Pedro, João Maria (Pelarigo) e Tiago.

Suplentes: Bernardo Piedade, Bruno, Gonçalo, João Filipe, Pelarigo, Aldair eFábio Piedade.

Treinador: Gonçalo Carvalho.

Gonçalo Carvalho (Trein.)
Gonçalo Carvalho

Marcadores: Vieira e Josué (AG); Tiago e Pelarigo.

 

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome