Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol: Atalaiense vence, convence e reeentra na luta pelo terceiro lugar (com áudio)

31 de janeiro de 2016, 15 horas, Atalaia

- Publicidade -

Campeonato Distrital da 2ª Divisão de Seniores da Associação de Futebol de Santarém

União Desportiva Atalaiense 3 – União Desportiva de Santarém 0

- Publicidade -

IMG_6297
Saudação das três equipas ao público.

Crónica do jogo por Jorge Beirão

Jorge Beirão
Jorge Beirão

Jogo importante para as aspirações da equipa de Atalaia. Vencia e mantinha acesa a esperança de alcançar o terceiro posto ou com qualquer outro resultado praticamente passava a jogar para cumprir calendário. Por parte dos escalabitanos, após uma derrota surpreendente em casa, vinham com os alarmes ligados, pois com outro desaire deixavam colar o grupo de perseguidores.

O que escrevemos em cima, talvez ajude a perceber as razões de termos presenciado uma primeira parte muito defensiva, com ambas as equipas receosas de cometer erros, em especial a equipa visitante, porque a equipa da casa quis assumir o jogo, embora não o conseguindo, mas mantendo a posse de bola mais tempo em seu poder, tudo sob a batuta de Telmo Ventura, muito bem secundado por Cadete. Foram aliás, estes dois jogadores os protagonistas do primeiro golo. Livre batido por Telmo, que lança Cadete, e este descaído na esquerda do seu ataque remata de forma a não dar hipótese de oposição ao guardião Fábio Piedade. Eram decorridos 41 minutos do primeiro tempo. Volvidos 3 minutos, novamente Cadete e pelo mesmo corredor, o esquerdo, entra na área e num remate cruzado faz a bola passar a centímetros do poste da baliza de Santarém. Foram estes os dois lances dignos de realce em toda a primeira parte, podendo assim verificar-se a quão pobre foram os primeiros 45 minutos em futebol ofensivo. Quanto aos forasteiros, diremos que não existiu no ataque, curiosamente jogava a favor do vento, e o único remate que fez foi “um centro-remate” por alto e para fora.

1º golo - cap. Cadete aos 41´1t
Cadete (à esquerda na imagem) já rematou para o primeiro golo alvi-negro.

No segundo tempo as coisas alteraram-se e para melhor (pior seria difícil), principalmente na equipa do concelho de Barquinha, que aproveitando o vento, passou a jogar mais rápido e apoiado a toda a largura do terreno, obrigando a União de Santarém a recuar e a cometer mais erros. Foram cometidas algumas faltas que proporcionaram livres perigosos, que Alcarraio aproveitou sempre para criar muito perigo. Na sequência de um desses livres, eram decorridos, 55 minutos, Sérgio Salgado faz o 2-0 e noutro livre, Alcarraio, proporciona a Fábio Piedade uma defesa vistosa e apertada.

2º golo esta, Sérgio Salgado
Segundo golo do Atalaiense, apontado por Sérgio Salgado (na imagem à boca da baliza tapado por dois defesas).

Livre der Alcarraio e defesa de Fábio
Livre de Alcarraio e Fábio Piedade evita o golo.

Mais uma vez Alcarraio e defesa de Fábio
Mais um livre de Alcarraio e Fábio Piedade volta a brilhar.

A equipa de Santarém, pese embora as alterações operadas por Gonçalo Carvalho, não conseguia fugir à pressão dos visitados, onde o esforçado capitão Broças, nem incentivava os seus companheiros mais havia no ar a sensação de que era um dia não para a equipa escalabitana.

O terceiro golo surgiu naturalmente por intermédio de Banana. Ninguém se apercebeu da posição do jogador atalaiense junto ao poste mais longe, e Banana de cabeça, como mandam as regras, de cima para baixo, cabeceou cruzado e sem hipótese de defesa, fazendo o resultado final de 3-0.

3º golo de Banana
Banana (à direita na imagem) faz de cabeça o 3-0.

Em conclusão. Vitória sem contestação da equipa de Atalaia, que realizou uma boa exibição, em especial no segundo tempo, demonstrando grande consistência e à vontade mesmo jogando contra o vento. Realce para as prestações de Telmo Ventura, Cadete, Banana e Alcarraio. Na equipa de Santarém, destacamos o esforço e aplicação de Tiago Ferreira, Carlão e Fábio Piedade.

Márcio Frias e seus assistentes realizaram um trabalho bastante aceitável, denotando boa coordenação entre os três e estando muito bem aspeto disciplinar.

Ficha do jogo

Complexo Desportivo Municipal de Atalaia

Árbitros: Márcio Frias, Vasco Caseiro e João Pereira

IMG_6294
Trio de arbitragem em aquecimento.

UD Atalaiense

Pita, Marçal, Alcarraio, Banana, Pedro Silva, Telmo Ventura (Fábio Duque), Rui Santos, Sérgio Salgado, David Heitor (Abalada), Dani (Alex) e Cadete

Suplentes: Rafa, Beltrão, Fábio Duque, André Valente, Abalada, Matias e Alex

Treinador: António Canhoto

IMG_6303
União Desportiva Atalaiense

UD Santarém

Fábio Piedade, Gonçalo Santos (Marius), Broças, Carlão, André Rocha, João Filipe, Diogo Henriques, Pedro Ferreira, João Maria (Aldair), Pelarigo (Gongas) e Tiago Ferreira

Suplentes: Bernardo Piedade, Bruno, Marius, Aldair e Gongas

Treinador: Gonçalo Carvalho

IMG_6301
União Desportiva de Santarém

Marcadores: Cadete, Sérgio Salgado e Banana

A opinião dos treinadores:

António Canhoto “Meszaros” (União Atalaiense)

António Canhoto (Meszaros)
António Canhoto

 

Gonçalo Carvalho (União de Santarém)

Gonçalo Carvalho
Gonçalo Carvalho

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here