Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol: Amoreira vence Bemposta e lidera Série A1 da Inatel

13 de março de 2016, 15 horas, Amoreira

- Publicidade -

Campeonato Distrital de Futebol da Inatel de Santarém – 3ª jornada – Grupo A, Série 1

Centro Cultura e Desporto de Amoreira 2 – Bemposta Futebol Clube 0

- Publicidade -

Crónica do jogo por Vitor Falcão

Todos quanto se interessam pelo fenómeno desportivo, chamado futebol, sabem quanto este tem de emoção, de incerteza e dramatização. Esta partida não enjeitou tais parâmetros. Uma palavra de apreço para com os adeptos de ambos os clubes. O respeito foi a formula encontrada para este jogo entre Amoreira e Bemposta. Dentro e fora do campo vivia-se cada minuto com a intensidade provocada por uma realidade que se chama rivalidade entre clubes do mesmo concelho.

As equipas entraram em campo dispostas, cada uma, com as armas que dispunha para sufragar o resultado. A equipa da casa com um futebol mais aberto, mais virado para o ataque continuado, com os jogadores a ocuparem os espaços do terreno com muita segurança e serenidade. A equipa de Bemposta com quatro defesas fixos e apoiados por dois médios defensivos, repartia o jogo, embora o futebol posto em campo fosse um pouco mais nervoso.

Pelas marcações efetuadas, notava-se que havia trabalho de casa. Não ignorando o ataque, embora apostando mais no reforço do meio-campo, a equipa de Bemposta pecou pelo isolamento desse meio-campo em relação ao jogador mais interventivo, Gala, que foi mouro de trabalho. É evidente que Gala tinha, muitas vezes, que vir buscar a bola a zonas que não eras as suas e quando projetava o remate fulminante, já estava demasiado desgastado para poder incendiar a pólvora e alvejar a baliza à guarda de Tiago.

Com um melhor posicionamento no campo, com bloco ofensivo de alas bem abertas, a equipa de Amoreira chegava ao golo aos 21 minutos através de Cláudio. De imediato, Nelson Marques, reposiciona a sua equipa, procurando com uma entrega total, encontrar o espaço para a baliza contrária. Foi a altura certa, no entender de Tó Santos, para modificar o seu sistema tático, dando nova posição a Fred e dando mais liberdade de movimentos a Marco Cadete para organizar o futebol ofensivo da sua equipa.

Claudio
Cláudio foi figura do jogo. Marcou o 1-0 e sofreu a grande penalidade que deu o 2-0. Foto de arquivo

Por esta altura o futebol ficou repartido, embora a equipa da casa ganhasse mais linhas de passe ao adversário. Decorridos 31 minutos de jogo, o ligeiro ascendente da equipa da casa causou novo dano na equipa de Bemposta. Passe longo através do corredor central, a bola passa por Marco Cadete, que de imediato lança a asa esquerda, onde apareceu Cláudio em corrida, não restando outra alternativa a Diogo que não fosse cometer penalti. Bola colocada na marca e Fábio, com muito sangue frio, converte a grande penalidade. Feito o 2-0 aos 31 minutos, a equipa da Amoreira foi controlando as operações até ao intervalo.

Nos segundos 40 minutos, a equipa de Bemposta não convencida com o resultado, procurou com várias alterações confundir a equipa da casa, no entanto, Marco Cadete, chamado a desempenhar novo ato nesta peça futebolística, descai mais para a direita, onde procura arrefecer o ímpeto ofensivo de Bemposta e fá-lo com mestria, porque é um jogador acima de média e sabe dominar os terrenos que pisa.

Vitória certa e que assenta bem à equipa de Amoreira, num bom jogo de futebol, entre duas boas equipas.

Quanto ao trabalho do árbitro e dos seus pares, merece nota positiva.

Ficha do jogo

Campo de jogos de Amoreira

Árbitro: Paulo Moreira, João António e Manuel Simão

CCD Amoreira

Tiago, Fábio Duque, Bá (Samuel), Hugo Grácio, Batex (Nuno Forte), Marco Cadete, Cláudio, Pinga, Fred (Gil), Mauro (Quim) e Fábio (Dinga)

Suplentes: Luis Eufrásio, Nuno Forte, Gil, Samuel, Tó Santos, Dinga e Quim

Treinador: Tó Santos

Amoreira (3)
CCD Amoreira. Foto de arquivo TL-Fotos

Bemposta FC

Fresquinho, Diogo, Paulito, Élio (André Silva), Camões, Badocha, João Oliviera, Rafa, Gonçalo (Rodrigo Pequeno) Menotty e Gala

Suplentes: Ricardo Pires, André Marques, João Farinha, David Fernandes, Rodrigo Pequeno, Luís Santos e André Silva

Treinador: Nelson Marques

_MG_5190
Bemposta FC. Foto de arquivo

Marcadores: Cláudio (21′) e Fábio (31′)

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here