Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol: Alcanenense com tudo para manter Seniores e Juniores nos nacionais (com áudio)

Fundado em 1942, o Atlético Clube Alcanenense, clube emblemático do desporto de Alcanena e histórico do futebol distrital de Santarém, conta apenas com uma secção desportiva ativa, a secção de futebol.

- Publicidade -

Com apenas duas equipas, uma de Séniores e outra de Juniores, tem a singularidade de ter ambas a participar nos campeonatos nacionais.

Os Seniores, disputam atualmente a Série F da Fase de Manutenção do Campeonato de Portugal. Empataram no passado sábado, em casa, frente ao Sertanense (ver crónica do jogo), mas mesmo com este empate caseiro, na última jornada da primeira volta, continuam com 10 pontos de avanço sobre os lugares de descida e de play-off, ocupando o segundo lugar na classificação. Na segunda volta irão disputar três jogos no Estádio Joaquim Maria Baptista, com o Crato (último classificado), Caldas (primeiro classificado) e Águias do Moradal (4º classificado) e quatro fora de Alcanena.

- Publicidade -

Alcanenense - Seniores
Equipa sénior do Atlético Clube Alcanenense. Onze inicial apresentado no passado sábado frente ao Sertanense

Os Juniores também a disputar a Fase de Manutenção, mas da Série D do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, onde são líderes com 3 pontos de avanço sobre o segundo classificado, tendo a uma jornada do fim da primeira volta (jogam sábado em Sintra frente ao 1º de Dezembro), mais doze pontos que o 5º classificado (equipa que irá disputar o play-off de manutenção) e mais 14 pontos que o 6º classificado (primeira equipa abaixo da linha de água).

Com o cenário atual dos dois campeonatos, tudo indica que só uma segunda volta desastrosa impedirá as equipas do AC Alcanenense de se manterem nos nacionais para a próxima época, facto que a concretizar-se, tornará o Atlético Alcanenense o quarto emblema do distrito de Santarém a consegui-lo. No passado, só Abrantes Futebol Clube, União Desportiva de Rio Maior e Centro Desportivo de Fátima contaram com equipas Seniores e Juniores duas épocas consecutivas nos nacionais.

Alcanenense - Juniores
Equipa de juniores do Alcanenense. Onze apresentado frente ao Atlético Clube de Portugal

Para José Torcato, atual Presidente da Direção do emblema alcanenense e treinador da equipa Sénior, atendendo ao que as equipas já fizeram e estão para conseguir, esta época será marcante na história do clube. “É um feito enorme. Acredito que as pessoas que vejam o futebol de uma forma isenta têm que tirar o chapéu ao Alcanenense, porque conseguimos fazer tanto com tão pouco. As pessoas pensam que é fácil ganhar, mas para se ganhar é preciso trabalhar muito e bem, e nesse aspeto estamos de parabéns.”, afirmou José Torcato, continuando. “Nós estamos no clube vai fazer 10 anos, trouxemos o clube desde a 2ª Divisão Distrital. Eu gostava que o Coruche se mantivesse, mas poderemos ser outro ano seguido a única equipa do distrito de Santarém a ficar nos campeonatos nacionais.”

Para José Torcato, agora que termina um ciclo de dez anos como líder máximo do clube de Alcanena, também é tempo de fazer um balanço e avaliar forças. Os auri-negros têm eleições marcadas para o próximo mês de abril e para o atual Presidente e treinador seria muito bom que aparecessem novas e mais pessoas para tomar conta do clube, “mas se isso não acontecer não iremos deixar o clube cair”, disse.

José Torcato
José Torcato é o Presidente da Direção e o Treinador do plantel Sénior do Atlético Clube Alcanenense

Entrevista a José Torcato:

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here