Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Futebol | Abrantina Filipa Matos assina pelo Sporting e concretiza “sonho de menina”

A jogadora de futebol Filipa Matos, 18 anos, natural de Abrantes, é a mais recente contratação do Sporting, transferindo-se do Ouriense e concretizando um sonho de menina, tendo na quarta-feira realizado os exames médicos em Alvalade.

- Publicidade -

“Desde pequena sempre fui lutando pelos meus objetivos e assinar pelo Sporting era um sonho que agora se concretizou”, disse ao mediotejo.net a jovem jogadora de futebol, que vai deixar a aldeia natal (Mouriscas) e a cidade de Abrantes e transferir-se para Lisboa, onde vai prosseguir os estudos e a carreira desportiva e reencontrar Joana Marchão, outra abrantina que se transferiu do Ouriense para o clube leonino em 2016.

Filipa Matos, aqui com 16 anos, durante um estágio da Seleção Nacional Sub17. Foto: Sérgio Matos

- Publicidade -

Filipa Matos, jogadora polivalente mas que prefere jogar na posição de médio interior ou a extremo, destaca-se pelo seu pé direito mas sabe jogar com os dois pés. Tecnicista, ágil e veloz, tem ainda na sua visão de jogo e capacidade de resistência duas características de realçar. “O meu objetivo é continuar a evoluir, quer no clube, onde quer chegar à equipa A, quer na seleção nacional”, onde pretende afirmar-se, revela a jogadora, que ainda está no último ano de júnior (nasceu a 23 de maio de 2000), e pode integrar a seleção nacional sub-19.

A mais recente contratação do Sporting, atual campeão nacional, começou a praticar a modalidade, federada, aos 7 anos, a jogar com rapazes, no Núcleo Sportinguista de Alferrarede, onde praticou durante três anos.

Filipa Matos transferiu-se do Ouriense para o Sporting, atual campeão nacional. Foto: DR

Cerca de uma década depois de muita dedicação e trabalho, passando por diversos clubes, como o A-dos-Francos (clube do concelho das Caldas da Rainha), Bobadelense, Rossiense, e Ouriense, onde jogou as últimas épocas, (desde 2016), Filipa Matos já tem um palmarés invejável ao nível de clubes, seleções distritais, torneios nacionais e internacionais, como o Torneio Coca-Cola e os Ibercups, e da própria seleção nacional, tendo já representado as sub-17 e sub-19.

Filipa Matos com a Taça Ibercup, torneio que decorreu na Escandinávia, cujo troféu veio pela primeira vez para Portugal. Foto: Sérgio Matos

O sucesso da atleta, que ontem realizou os exames médicos em Alvalade, deve-se à sua persistência, qualidade técnica e capacidade de trabalho, a par do apoio incansável dos pais, que a têm sempre acompanhado e apoiado no seu percurso desportivo, com muitas deslocações para os treinos e para os jogos.

O pouco tempo que resta a Filipa é dedicado aos estudos. Para já segue para o 12º ano de escolaridade, em Lisboa, onde pretende seguir um curso superior ligado à Economia ou Gestão.

Ao longo do seu percurso desportivo, foram várias as taças erguidas pela abrantina Filipa Matos. Aqui, com a taça de campeãs nacionais pela equipa de Leiria no Torneio Interassociações Sub16. Foto: Sérgio Matos

“Quem corre por gosto não cansa”, assegura Filipa Matos, que assegura pretender “continuar a evoluir” no clube que agora representa e, no futuro, “representar a Seleção Nacional” de Portugal, no escalão principal.

Um sonho de menina que agora se concretiza e que é um bom exemplo para todas as mulheres que gostam de praticar futebol.

Filipa Matos, aos 18 anos assina pelo Sporting e concretiza um sonho de menina. Foto: DR

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome