Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fotografia das mulheres bombeiro de Constância com destaque nacional

As Mulheres Bombeiro de Constância decidiram concorrer à mostra Fotográfica no âmbito do V Encontro Nacional da Mulher Bombeiro tendo conquistado este fim de semana o 1º lugar de entre as 21 corporações de todo o país que participaram no concurso.

- Publicidade -

Na foto, as mulheres bombeiro da corporação dos Bombeiros Voluntários de Constância decidiram criar um mar de espuma, simbolizando os incêndios industriais e urbanos, onde as mulheres bombeiro surgem fardadas a rigor em contexto de trabalho e com uma ambulância de emergência como pano de fundo. Uma inspiração que valeu a conquista da melhor foto para o júri, reunido no sábado, dia 12 de novembro, em São Brás de Alportel, no sul do país, onde estiveram cerca de duas centenas de mulheres bombeiro, no âmbito do V Encontro Nacional Mulher Bombeiro.

Composta por 122 operacionais, dos quais 32 são mulheres, as mulheres bombeiro de Constância concorreram contra 21 corporações nacionais e sob um regulamento muito apertado, que obrigava a apresentar na fotografia a concurso as valências dos bombeiros em contexto de trabalho

- Publicidade -

Nas redes sociais a alegria pelo feito transpareceu de imediato tendo Carina Rodrigues relatado: “depois de uma viagem longa, uma noite quase sem dormir, chegámos e vencemos contra todas as probabilidades!!! 1o lugar da mostra fotográfica do V encontro nacional mulher bombeiro vai paraaaaaaaa ……..BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE CONSTANCIA!!!! Orgulho em nós meninas!  Orgulho na casa que represento! Orgulho em fazer parte desta familia!!!!

Entre outras manifestações de orgulho e alegria, Ana Rita disse: “e é isto, um dia cheio de emoções e muita alegria em conjunto com todas as minhas camaradas, é tão bom recebermos estes miminhos quando damos tudo o que pudemos em prol de outras pessoas! Ser bombeira é amor, dedicação, coragem e empenho todos os dias! Foi o meu primeiro ano num evento tão gratificante como este, mas não vai ser o último, Obrigada a todos / as que nos receberam em São Brás de Alportel, e por último finalizo dizendo: ” Tenho orgulho na farda que visto!”

Em declarações ao mediotejo.net. Adelino Gomes, comandante da corporação de Constância, disse ser um “orgulho enorme ver estas mulheres receberem este prémio pelo esforço, trabalho e profissionalismo que desenvolvem ao longo do ano”.

“Elas são muito operacionais e exercem com grande empenho e dedicação todas as funções e valências na corporação de Constância. É um pequeno prémio mas muito merecido. Tenho nelas um orgulho muito grande”, vincou.

São Brás de Alportel acolheu este ano pela primeira vez o V Encontro Nacional Mulher Bombeiro, onde estiveram cerca de duas centenas de mulheres bombeiro. Foto: DR
São Brás de Alportel acolheu este ano pela primeira vez o V Encontro Nacional Mulher Bombeiro, onde estiveram cerca de duas centenas de mulheres bombeiro, entre elas, as de Constância. Foto: DR

São Brás de Alportel acolheu este ano pela primeira vez o V Encontro Nacional Mulher Bombeiro, onde estiveram cerca de duas centenas de mulheres bombeiro.

Realizado com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, entre um vasto conjunto de entidades e empresas locais e regionais, a realização deste encontro pretendeu assinalar o fim de um ano intenso de trabalho operacional de todas as mulheres bombeiro.

O encontro incluiu uma tertúlia intitulada “Nós Somos Mulher Bombeiro”, um momento de partilha de testemunhos sobre os desafios que representam as funções num comando distrital, na equipa especial de bombeiros ou nas equipas sapadoras.

Registo também para o testemunho de uma representante do Corpo de Bombeiros de São Brás, a mais antiga bombeira em funções, a nível nacional, segundo a organização.

Após a tertúlia e um passeio pelo Centro Histórico de São Brás de Alportel seguiu-se um almoço convívio no Quartel de Bombeiros da localidade, onde houve lugar à Sessão de Entrega dos Prémios referentes ao Concurso “Mostra Fotográfica”.

Constância disponibilizou-se para acolher o VI Encontro, em 2017, a par de outras três corporações. Através de sorteio, saiu à corporação de Sor, em Coimbra, a missão de realizar e acolher o próximo encontro nacional das mulheres bombeiro.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome