- Publicidade -

Terça-feira, Janeiro 25, 2022
- Publicidade -

Fotogaleria | “Juro defender a minha Pátria”

*Com texto de Paula Mourato

- Publicidade -

Como o mediotejo.net noticiou na passada quinta-feira, os formandos do 1º curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2020 do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), com sede em Abrantes, prestaram juramento de bandeira na quinta-feira, 20 de fevereiro, na vila de Sardoal. Um momento emocionante para estes 40 homens e três mulheres, acompanhados por familiares e amigos que se juntaram para assistir à cerimónia solene presidida pelo Segundo Comandante do Comando das Forças Terrestres, Major-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa.

Estiveram presentes também diversas personalidades ligadas a entidades públicas e militares, nomeadamente o comandante do RAME, Coronel de Infantaria Luís Barroso, o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, o vereador da Câmara Municipal de Abrantes, Luís Dias, entre outras entidades e autarcas, incluindo os anfitriões, onde se contava o presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges.

- Publicidade -

Foram vários os momentos simbólicos que marcaram o final de quatro semanas de formação. Mereceu a medalha de Mérito Escolar o soldado Guilherme Rodrigues com a classificação final de 18,97 valores. A medalha de Mérito Pessoal foi atribuída ao soldado recruta Carlos Alegria com a classificação de 14,67 valores. E a medalha de Desembaraço Físico ao soldado João Pereira com a classificação de 17,05 valores.

As Forças em Parada, nomeadamente o pelotão da companhia de formação do primeiro curso de formação geral comum de praças do Exército, que jurou bandeira, desfilaram em parada, prestando continência ao Estandarte Nacional com o pelotão de guarda de honra comandando pelo alferes de cavalaria João Rodrigues.

- Publicidade -

“Juro, como português e como militar,
guardar e fazer guardar a Constituição
e as leis da República,
servir as Forças Armadas e cumprir os Deveres Militares.
Juro defender a minha Pátria
e estar sempre pronto a lutar pela sua liberdade e independência,
mesmo com o sacrifício da própria vida.”

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome