Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Festival da Fava convida até dia 29 a visitar Ferreira do Zêzere

A fava é a terceira iguaria que este ano reúne turistas e ferreirenses numa atratividade gastronómica em Ferreira do Zêzere. Sob o lema “Vai à Fava!”, este festival decorre de 6 a 29 de maio e promete “fazer as delícias dos que têm um paladar mais exigente”, assegura a autarquia local, em nota de imprensa.

- Publicidade -

Conhecer as variedades e combinações que se pode fazer com a fava é um dos propósitos, a par da dinamização económica, turística e divulgação do património gastronómico de Ferreira do Zêzere.

Aliar os valores nutricionais da fava às condições favoráveis do clima e do solo da região possibilitou à seis anos atrás a criação de um festival que já tem evidenciado o seu sucesso junto dos visitantes. Este ingrediente é dificilmente encontrado nas ementas dos restaurantes portugueses e ali, em 15 estabelecimentos de restauração aderentes, pode ser saboreada das mais diferentes formas pelos amantes desta iguaria: desde guisados a sobremesas.

- Publicidade -

O mês de maio, em Ferreira do Zêzere, “é já o ponto de encontro dos amantes da fava de todo o país”, pode ler-se na mesma nota, destacando que a sua “localização geográfica central privilegiada e boas acessibilidades, permite uma viagem cómoda e rápida a todos os visitantes que se deslocam de norte, sul, do litoral ou do interior”.

Para passar um dia agradável, a autarquia de Ferreira do Zêzere refere que o visitante “pode optar pelo Lago Azul ou Dornes, locais repletos de paisagens verdejantes, todo o património natural e construído do concelho, ou mesmo visitar o Convento de Cristo, em Tomar, o Centro Geodésico de Portugal, em Vila de Rei, a par com outras atratividades e monumentos próximos” e inseridos na mesma região do Médio Tejo.

A Grelha do Zêzere, a Casa dos Leitões, Casa do Adro hotel, a Churrasqueira Penim, a Fonte de Cima, o Manjar de S. Miguel, a Nossa Senhora do Pranto, o Rio, o Cantinho da Ana, o Restaurante Pizzaria Toscana e a Quinta do Adro são os restaurantes aderentes que abrem as portas ao festival a par com os estabelecimentos de tapas&petiscos especializados em petiscos de balcão ou doçaria, sendo eles o Paparocas, Pastelaria Pérola do Zêzere, Café Bar da Villa, Café Petiscos Ti Pedro.

http://www.agenda.mediotejo.pt/pt/6_festival_gastronomico_da_fava_ferreira_do_zezere_2016_03_16_1/

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome