Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Julho 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere: Unanimidade para proposta do BE de requalificação da EN238

A Assembleia da República aprovou por unanimidade um Projeto de Resolução do BE que define como prioritária a intervenção de requalificação da Estrada Nacional (EN) 238, que liga Ferreira do Zêzere a Sertã, anunciou aquele partido.

- Publicidade -

Em comunicado, assinado pelos deputados Carlos Matias e Heitor de Sousa, pode ler-se que a recomendação ao Governo para a requalificação da EN 238, entre Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim, na Sertã, assenta na “falta de segurança e de condições de circulação” na via, assim como no “abandono e no não investimento em infraestruturas básicas situadas em zonas interiores do país, como é o caso deste troço da EN 238, que impedem o desenvolvimento sustentável de economias baseadas em recursos locais. Frequentemente, os únicos que aí poderão assegurar desenvolvimento”, sublinham.

O BE afirma que, “para estas populações, são fundamentais a conservação e melhoria das acessibilidades”, tendo lembrado que, em 2014, o troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere foi afetado pelo desmoronamento de uma barreira, interrompendo a circulação rodoviária durante cerca de dois meses.

- Publicidade -

“Os estragos e a consequente interrupção da via causaram um enorme transtorno aos seus utilizadores, com particular incidência no comércio e nas pequenas e médias empresas locais. As obras de reparação permitiram a reabertura do referido troço. Porém, a via continuou a não beneficiar de quaisquer alterações estruturais. O perigo de novos desmoronamentos de barreiras mantém-se. A degradação de muros que, nalguns pontos, suportam a estrada, acentua-se. E mantém-se o mau estado de conservação do pavimento, num percurso repleto de curvas muito apertadas e muito perigosas”, sustentam.

“Todos estes fatores constituem um perigo eminente para as pessoas e viaturas, além do prejuízo para a dinâmica económica da região, destacou ainda o BE, tendo também referido que a importância da EN238 tem sido “reiteradamente sublinhada pelos autarcas” da região.

“Estes afirmam tratar-se de uma via de crucial importância para os seus municípios, pelo que se impõe a sua conversão numa ligação interna de qualidade, proporcionando poupanças nas vias portajadas à volta da região e assegurando ligação direta entre populações vizinhas. As populações, essas, reconhecem, sem hesitação, ser esta estrada fundamental para o comércio local, para o turismo e para minorar as desvantagens da interioridade”, concluem os bloquistas, tendo o Projeto de Resolução que define a prioridade destas obras sido aprovado por unanimidade pela AR como recomendação ao Governo.

Foto: Notícias do Zêzere

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome