Eram 12h47 deste sábado, dia 20, quando os bombeiros de Ferreira do Zêzere foram alertados para a queda de uma árvore na rua da Escola em Paio Mendes, na freguesia de Nossa Senhora do Pranto. Trata-se de um sobreiro de grande dimensão, com mais de 150 anos e a pesar mais de 30 toneladas, segundo informação do proprietário do restaurante Sobreira do Castelo, estabelecimento sobre o qual caiu a árvore e cujo nome a ela se deve.
José Luís é proprietário do restaurante há cerca de 15 anos e por várias vezes alertou para o perigo de queda da árvore, problema que chegou a ser abordado na sessão da Assembleia Municipal de 19 de dezembro. Na ocasião o Presidente da Câmara, Jacinto Lopes, informou que já tinha notificado o proprietário e que se aguardava autorização do Instituto de Conservação da Natureza para a poda da árvore. Ao mesmo tempo foi colocada no local sinalização a alertar para o perigo.
O mau tempo e o vento forte que se fazem sentir neste sábado terão contribuído para a queda da árvore.
No local já estão os bombeiros e uma grua, mas a chuva forte que persiste tem atrasado as operações de retirada do sobreiro.
Quanto aos prejuízos no restaurante, ainda por avaliar, o proprietário, José Luís, lembra os sucessivos alertas que lançou e é perentório: “alguém vai ter de pagar”.
Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.