Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Rodagem do filme “As Vizinhas” em vários locais do concelho

Estão a decorrer até 10 de julho no concelho de Ferreira do Zêzere as gravações do filme “As Vizinhas”, um dos 10 títulos do projeto “Contado por Mulheres”, a nova aposta audiovisual da Ukbar Filmes e da RTP1, em coprodução com a Krakow Film Klaster (Polónia).

- Publicidade -

As filmagens estão a decorrer desde 28 de junho em vários locais do concelho, e contam com um elenco de artistas conceituado, de que são exemplo Margarida Carpinteiro, Joana Seixas, Catarina Rebelo e Miguel Amorim, entre muitos outros, e tem como mote o reencontro de duas amigas que não se veem há décadas.

Na história, Maria João e Maria José preparam-se finalmente para recuperar a sua amizade quando a família da primeira decide interná-la num lar para a terceira idade. É a partir desta premissa que a narrativa se desenrola.

- Publicidade -

O filme é inspirado num dos contos do livro “Prantos, amores e outros desvarios”, de Teolinda Gersão, contando com argumento adaptado por Ana Brito e Cunha, Mário Cunha e Valéria Carvalho, e realização de Sofia Teixeira Gomes.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. Notícia interessante, mas com vários erros ortográficos (julho, projeto, coprodução, junho, veem) para finalizar com um termo brasileiro (caractere)… A autora da obra agora adaptada ao cinema deve também sentir algumas náuseas ao ler o texto, já que ela própria não aplica o (des)acordo (que de ortográfico nada tem)! Que tristeza! ABAIXO o AO90!!! Viva a Língua Portuguesa!!!

    • Como refere, não se tratam de erros ortográficos, é essa a grafia à luz do acordo ortográfico em vigor. Podemos não gostar, mas é a norma geral que seguimos.

  2. Uma pena que assim seja, já que o que ainda continua em vigor é o Acordo Ortográfico de 1945 (https://www.wook.pt/livro/o-acordo-ortografico-de-1990-nao-esta-em-vigor-carlos-fernandes/17452027). O que designa de “acordo”, não o é de facto, já que não foi aceite por alguns dos seus signatários, e muito menos “ortográfico”, já que ele próprio é a negação da Ortografia (<ortho+gráphos = escrita correcta). Enfim, lamento que o utilizem, sobretudo se a isso se sentem obrigados. Infelizmente, não são os únicos a contribuir para a crescente iliteraçia deste país. Não teria sequer reparado no vosso artigo, se não fosse o "post" de Teolinda Gersão, que, como boa escritora que é, o rejeita. Viva a Língua Portuguesa! ABAIXO o AO90!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome