Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Praia fluvial da Bairrada já tem projeto

O gabinete de arquitetos MODO Associados já concluiu o projeto encomendado pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere de “requalificação da paisagem da Albufeira de Castelo de Bode e respetivo edifício de apoio às infraestruturas e atividades de lazer e recreio náutico”, na praia fluvial da Bairrada.

- Publicidade -

Na reunião de Câmara do dia 25 de junho, o Presidente Jacinto Lopes apresentou o projeto, destacando o facto de estar “bem enquadrado” e não ter “grande impacto na paisagem”.

Está prevista a construção de um bar com zona de apoio e serviços e vão ser criadas bolsas de estacionamento para evitar que os carros estacionem junto à praia fluvial.

- Publicidade -

Na água, a piscina flutuante de cerca de 300m2 terá uma forma oval, a acompanhar a curvatura da baía.

Foi já em janeiro de 2018, que o atual executivo decidiu avançar com o projeto para a construção de uma praia fluvial em Bairrada, apesar dos constrangimentos do POACB – Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode, atualmente em vigor, que para o local apenas permite uma área flutuante na ordem dos 70 m2, o que a autarquia considera manifestamente pouco.

Disso deu conta no âmbito dos contributos para o futuro plano da albufeira, o chamado Programa Especial da Albufeira do Castelo de Bode. O município mostrou o seu desagrado pela área flutuante permitida ser tão pequena, pois não serviria para “nada dignificante” para aquele local, apontando soluções que não “ferem” em nada quer o ambiente, quer o impacto naquele local.

Recentemente, numa reunião com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, foi apresentado este projeto com a piscina em forma de ovo e, segundo o vice-presidente Paulo Neves, a APA viu com bons olhos esta solução que a Câmara apresentou e agora há a esperança que, no próximo regulamento do novo programa especial da Albufeira do Castelo de Bode, a sair em setembro próximo, já venha contemplada a permissão de uma área flutuante de 300 m2.

Também em Dornes, onde o atual POACB não permitiria qualquer praia fluvial, devido à proximidade à zona de barcos, a autarquia conseguiu que seja contemplada uma piscina nos mesmos moldes, sendo esta conquista considerada “um passo gigante para alavancar ainda mais Dornes, depois de se tornar a 1ª maravilha das Aldeias Ribeirinhas”.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome