Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Ferreira do Zêzere | Novo presidente de Junta aposta numa “gestão de proximidade” (C/ÁUDIO)

Numa estreia na política como candidato pelo PS, o bibliotecário Armando Cotrim, de 48 anos, foi eleito presidente da maior freguesia do concelho de Ferreira do Zêzere, a da sede do concelho, nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

- Publicidade -

Ainda na “ressaca” da vitória que surpreendeu muita gente, tendo em conta que o concelho sempre foi um bastião do PSD, o futuro presidente da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere considera que a sua vitória se deveu a uma campanha de proximidade, a mesma proximidade que vai adotar na gestão da freguesia nos próximos quatro anos.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro, o PS venceu praticamente em toda a linha nos três órgãos. Bruno Gomes foi eleito com maioria para a Câmara, na Assembleia, a maioria no órgão fiscalizador garante a eleição de José Casanova como presidente da Assembleia Municipal e o PS acrescenta ainda a vitória em seis das sete freguesias (Ferreira do Zêzere, Águas Belas, Bêco, Chãos, Nossa Senhora do Pranto e Igreja Nova). A coligação de direita PSD-CDS apenas venceu na União de Freguesias de Areias e Pias.

- Publicidade -

Como é que analisa os resultados eleitorais?

Armando Cotrim – Considero que são ótimos resultados, consequência da aposta “tudo por tudo” numa campanha de proximidade. Fizemos duas voltas porta a porta, percorremos toda a freguesia e todas as casas, contactámos bem de perto toda a população e sentimos também as necessidades mais prementes que a população de Ferreira do Zêzere tem sentido.

ÁUDIO | ARMANDO COTRIM, CANDIDATO PS À JF FERREIRA DO ZÊZERE:

Sentiram esta vontade de mudança?

Sim, notámos uma vontade de mudança, essa necessidade que sentirem que algo de novo que os esperava.

O facto de ter conquistado a maioria, dá-lhe alguma margem para gerir sem sobressaltos a sua freguesia?

É reconfortante. Nós temos também um grande trunfo como futuro Presidente da Assembleia de Freguesia que é o investigador Celso Alves.

Como vai ser o seu tipo de governação na junta?

Uma gestão de proximidade, de contacto com a população, de sentir as necessidades dia-a-dia e de tentarmos resolver os problemas das pessoas. Como disse Bruno Gomes, eleito Presidente da Câmara, estamos perante um trabalho de missão.

Bruno Gomes e José Casanova, os novos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere, respetivamente, Foto: mediotejo.net

“O exercício prolongado do poder cansa e perde dinâmica”

O médico ortopedista ferreirense José Casanova, de 64 anos, será o futuro Presidente da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere. Encabeçou a lista do PS para este órgão, conquistando nove mandatos, enquanto a coligação PSD-CDS, garantiu seis.

ÁUDIO | JOSÉ CASANOVA, CANDIDATO PS À AM DE FERREIRA DO ZÊZERE:

Na sua opinião “o exercício prolongado do poder, mesmo quando não corrompe, cansa e perde dinâmica”. Além disso, “as pessoas deixam de acreditar e não há uma capacidade de se renovarem pelo que acho que esta vitória é uma consequência de um cansaço e de uma noção de que a população de Ferreira do Zêzere necessita de mais e teve durante muitos anos oportunidade de ser feito mais e melhor e é isso que nós vamos fazer agora de certeza absoluta”, disse em declarações ao mediotejo.net na noite eleitoral.

“Vou encarar o desafio de presidir à Assembleia Municipal como todos os que tive na vida, dedicando-me a eles e exercendo o cargo de uma forma isenta e não abdicando do poder fiscalizador da assembleia que é para isso que ela existe”, concluiu.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome