Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Município aumenta âmbito de candidaturas a medicamentos gratuitos

O executivo camarário de Ferreira do Zêzere aprovou por unanimidade na reunião de 27 de setembro, quinta-feira, o aumento da abrangência de candidatos ao Programa Abem, que comparticipa a 100% medicamentos com prescrição médica. Passam assim a poder candidatar-se agregados familiares com um rendimento per capita inferior a 50% do Indexante de Apoios Sociais (IAS).

O tema dos “medicamentos gratuitos” foi levantado por Bruno Gomes (PS), questionando qual o ponto de situação desta medida de apoio. O presidente Jacinto Lopes (PSD) informaria que trazia exatamente uma proposta nesse âmbito, nomeadamente de aumentar de 35% para 50% do rendimento per capita relativo ao Indexante de Apoios Sociais (IAS).

De recordar que em agosto de 2017 a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere assinou um Protocolo com a Associação Dignitude, que permitiu aos agregados familiares com carência económica candidatarem-se ao Programa Abem, onde todos os medicamentos com prescrição/receita médica, terão comparticipação a 100%.

Em cima da mesa estão ainda outras ideias, ainda a ser analisadas, nomeadamente a de famílias com três ou mais filhos passarem a usufruir para essas crianças de um cartão de saúde. Comparticipar medicamentos para certas doenças que atinjam valores difíceis de comportar é outra das propostas em discussão.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome