Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Liga e “melhores bombeiros de Portugal” homenageiam município (c/vídeo)

Aproximar os bombeiros da população foi o objetivo de uma cerimónia realizada no sábado, dia 10, no palco da festa do Emigrante, em Ferreira do Zêzere. Como referiu o Comandante da corporação, Mário Ferreira, “foi uma ousadia” fazer a cerimónia ali, mas a ideia era “trazer os bombeiros para junto das pessoas e partilhar a festa que também é nossa”.

- Publicidade -

E foram dois os momentos partilhados no palco principal da festa. Primeiro a tomada de posse de novos elementos de Comando e depois a distinção pela Liga de Bombeiros Portugueses ao Município com a entrega da medalha de ouro por bons serviços, na sequência da proposta dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere.

Conforme explicou Carlos Ideias, presidente da Direção da Associação Humanitária, a proposta, apresentada em julho pelo Comandante Mário Ferreira, era de atribuir uma menção honrosa à Câmara, proposta que foi aprovada por unanimidade na Direção. Este órgão, por sua vez, propôs ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses a atribuição da medalha de ouro de serviços distintos, menção honrosa, ao município, pela “dedicação”, “reconhecimento pela ajuda prestada à Associação”, e como “agradecimento público pelo apoio concedido sobretudo nos últimos cinco anos”.

- Publicidade -

O presidente da Câmara não se poupou nos elogios à corporação. “Para mim são apenas e só os melhores bombeiros de Portugal”, afirmou o autarca, pedindo “uma grande salva de palmas porque são eles que merecem estas honras”.

Jacinto Lopes fez questão de frisar que aquela medalha “não é do presidente nem dos vereadores, mas sim de todos os ferreirenses”.

O autarca aproveitou a oportunidade para defender que a transferência de verbas para os bombeiros não pode ser considerada uma despesa, porque “é dinheiro bem gasto, que permite a todos nos ter mais segurança”.

Perante largas centenas de pessoas que enchiam o recinto da festa, Jacinto Lopes apelou a todos “que assumam o seu papel como elementos da proteção civil”. “Cada um de nós é um agente da Proteção Civil e a Proteção Civil começa em cada um de nós”, fez notar.

Município de Ferreira do Zêzere distinguido pela Liga de Bombeiros Portugueses com a medalha de ouro por bons serviços, mediante proposta dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere. Medalha entregue no âmbito das festas do concelho.

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 10 de agosto de 2019

Adelino Gomes, Comandante da corporação de Constância, mas ali em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, deu os parabéns ao município “pela sua abnegação, pela sua prestimosa colaboração” aos bombeiros.

Dirigindo-se ao presidente da Câmara, deixou um “ bem-haja pela sua capacidade, pelo seu trabalho, pelo seu discernimento em ajudar estes homens que têm a sua missão altruísta para cumprir”.

Para Adelino Gomes nem todos os autarcas do distrito de Santarém “olham para os seus Bombeiros com o respeito e apoio que merecem”, defendendo que “era bom que o exemplo de Ferreira do Zêzere fosse seguido”.

Por fim, destacou “o profissionalismo e capacidade de ação dos bombeiros, que é reconhecido por todos e é reconhecido pela Câmara”.

Comandante Mário Ferreira, Ricardo Ribeiro, 2° Comandante e Helena Miranda, Adjunto de Comando Foto: mediotejo.net

Antes da entrega da medalha tomaram posse como 2º Comandante da corporação, Ricardo Ribeiro e como Adjunto de Comando, Helena Miranda, sendo de notar que é a primeira vez que uma mulher faz parte da estrutura do Comando. Os dois foram chamados ao palco, bem como os respetivos padrinhos que impuseram as divisas representativas dos novos cargos.

“É um desafio enorme, que encaro com espírito de missão”, disse Helena Miranda, bombeira há 20 anos, ao mediotejo.net.

Com o mesmo “espírito de missão”, Ricardo Ribeiro disse esperar estar à altura do desafio e poder ser uma mais-valia. “Quero ajudar o mais possível a minha terra, o meu município e os meus colegas bombeiros”, sublinhou.

“Felizmente temos muita qualidade nos bombeiros de Ferreira do Zêzere”, afirmou ao mediotejo.net o Comandante da corporação.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome