Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Festeja-se o emigrante no concelho que duplica número de habitantes no verão

Um ano depois do incêndio que marcou a cinza a Festa do Emigrante de Ferreira do Zêzere, o evento regressa este fim de semana. A abertura ficou a cargo de Mickael Carreira e este sábado, 11 de agosto, sobem ao palco os Calema. Na abertura, sexta-feira, 10 de agosto, o presidente da Câmara, Jacinto Lopes, aproveitou para dar a conhecer a nova ambulância oferecida aos Bombeiros Voluntários pelo município, um investimento de 60 mil euros.

- Publicidade -

O certame, instalado no exterior do Mercado Municipal, com alguns stands no interior, conta este ano com a presença de tasquinhas dinamizadas por 16 associações do concelho. “Sabemos que algumas passam dificuldades”, admitiu Jacinto Lopes, “também por terem pouca gente na terra”, sendo assim esta Festa do Emigrante uma oportunidade para arrecadarem alguns fundos para o resto do ano. “Esperamos que façam muito negócio”.

Concerto de Mickael Carreira abriu certame, com alguns fãs a guardarem lugar durante a tarde Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Feira do Livro e alguns expositores encontram-se dentro do mercado Foto: mediotejo.net

Há um ano o município deparou-se por esta altura com um incêndio que entrou para o território a partir de Alvaiázere. O presidente teve então que decidir se mantinha ou não o certame, acabando por optar por avançar com a festa.

“Foi um fim de semana difícil”, reconheceu, “tive a decisão de manter a festa tendo o concelho a arder”. O autarca lembrou aos jornalistas que se avaliou o investimento já realizado e as expetativas, admitindo que “antes quero ser criticado por fazer que por não fazer”. As pessoas terão compreendido a decisão, comentou.

As chamas não ceifaram vidas, mas bastante património natural e algum material, que se encontra agora em lenta recuperação. A natureza começa por si a reaparecer e o presidente acredita que no próximo ano as coisas terão regressado à normalidade.

16 associações promovem os seus petiscos e doces durante o fim de semana Foto: mediotejo.net

Até porque Ferreira do Zêzere é um concelho que vive um momento de crescente interesse turístico. No verão, adiantou, os valores de consumo de água e de resíduos dão conta que a população quase que duplica, não apenas devido aos emigrantes que regressam mas também devido ao crescente fluxo turístico.

Abertura da Festa do Emigrante em Ferreira do Zêzere, presidente Jacinto Lopes

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018

Na abertura da Festa do Emigrante, o autarca começou o seu périplo pelos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, onde estava exposta a ambulância, acabada de chegar à corporação, e que foi financiada pela Câmara Municipal.

Segundo explicou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros, Carlos Ideias, o veículo vem substituir o carro de urgência que foi abatido há cerca de três anos, após um acidente. “Ficámos sem um segundo carro de urgência”, explicou o responsável, que foi agora adquirido graças a um esforço de 60 mil euros do município.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome