Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Ferreira do Zêzere | Escuteiros recolhem embalagens de medicamentos usados

Os Escuteiros de Ferreira do Zêzere são um dos agrupamentos que estão inscritos na Missão Ambiente 2016/2017, uma ação de sensibilização ambiental da VALORMED. O objetivo passa por destacar a importância e necessidade da entrega regular das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso, de origem doméstica, que os cidadãos tem em sua casa nas farmácias aderentes.

- Publicidade -

Os interessados em apoiar esta campanha devem entregar as embalagens vazias e medicamentos fora de uso em qualquer uma das três farmácias do concelho de Ferreira do Zêzere até 31 de março de 2017, dando a indicação: Missão Ambiente, Agrupamento 998 de Ferreira do Zêzere. Ao ajudar o ambiente e a sua saúde, está também a ajudar os escuteiros do nosso concelho a ficarem habilitados a valiosos prémios.

Deste modo, evita-se a deposição destes resíduos no lixo doméstico ou o vazamento dos restos de medicamentos nos esgotos domésticos, com consequente contaminação dos solos e águas. A ação pretende chegar a todos os cidadãos, mas, acima de tudo, alertar e educar os mais jovens para o futuro.

- Publicidade -

Como tal, devem ser entregues todos os resíduos que restaram dos medicamentos adquiridos na farmácia e que estavam guardados em casa, ou seja, de origem doméstica. Há resíduos que não podem, nem devem ser entregues ou depositados nos contentores existentes nas farmácias tais como agulhas e seringas, termómetros, aparelhos elétricos ou eletrónicos, gaze, material cirúrgico, produtos químicos e radiografias.

Uma vez efetuada a inspeção à “farmácia doméstica”, devem ser recolhidos os medicamentos que se encontram fora do prazo ou que já não são utilizados, os materiais utilizados no acondicionamento e embalagem (cartonagens vazias, folhetos informativos, frascos, blisters, ampolas, bisnagas, saquetas, etc.), e os acessórios utilizados para facilitar a administração dos medicamentos (copos e colheres doseadoras, conta gotas, etc.).

Uma vez recolhidos nas farmácias, os resíduos entregues e depositados pelos cidadãos nos contentores ali existentes são encaminhados para um Centro de Triagem onde é feita a sua separação e classificação, seguindo para reciclagem os materiais recicláveis e para incineração com valorização energética os medicamentos e seus restos, de acordo com procedimentos que respeitam as normas de segurança vigentes e em total respeito pelo ambiente.

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here