Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere: Abóbora é rainha nos restaurantes

Vem aí mais uma edição do Festival Gastronómico da Abóbora. De 6 a 29 de novembro, a abóbora vai ser o ingrediente principal dos pratos, petiscos e doces confecionados nos 12 restaurantes aderentes e quatro estabelecimentos de tapas, petiscos e doçaria do concelho de Ferreira do Zêzere.

- Publicidade -

Esta é já a quinta edição deste festival gastronómico que, segundo Hélio Antunes, vereador da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere responsável pelo pelouro do Turismo, “surgiu para colmatar as épocas baixas do turismo e promover os produtos locais”.

5 fest abobora (1)“Trabalhámos com os chefes e restaurantes os pratos confecionados e de ano para ano temos aumentado o número de turistas que visitam os nossos estabelecimentos durante o Festival Gastronómico da Abóbora”, salienta Hélio Antunes.

- Publicidade -

A abóbora vai ser o ingrediente principal de um conjunto de pratos principais, sopas e doces durante mais uma edição deste festival gastronómico que pretende dar a conhecer aos visitantes a variedade de sabores e aromas deste ingrediente, com a confeção de receitas tradicionais aliadas à inovação e originalidade dos chefes dos restaurantes e estabelecimentos aderentes.

“Os restaurantes têm evoluído o leque de pratos e iguarias”, salienta Hélio Antunes referindo que esperam “alguns milhares de visitantes” durante o evento.

Sopa de abóbora, risotto de abóbora com bacalhau, feijoada de chocos com abóbora, massada de bacalhau com abóbora, abóbora com feijão e broa caseira acompanhada com peixe do rio, migas de abóbora com feijão acompanhado com leitão à ferreirense, esparregado de abóbora, vitela com puré de abóbora, coelho na abóbora e cozido à casa com abóbora são algumas das especialidades que poderão ser degustadas durante o festival gastronómico. Ao nível dos doces, pudim de abóbora com mel, tarte de abóbora, velhoses de abóbora e mousse de abóbora são algumas das sugestões que ficam para uma agradável sobremesa.

O Festival Gastronómico da Abóbora vai decorrer de 6 a 29 de novembro nos restaurantes e estabelecimentos aderentes do concelho de Ferreira do Zêzere, aos fins-de-semana, sendo que à sexta-feira será só ao jantar. Durante a semana, os interessados em provar os vários pratos onde a abóbora é rainha poderão fazê-lo nos restaurantes e estabelecimentos aderentes mas sob marcação.

No caso de grupos grandes, a organização do festival aconselha a que seja feita marcação com antecedência de forma a garantir lugar e evitar as filas de espera.

Hélio Antunes deixa o convite: “a gastronomia pode ser o mote para um fim-de-semana no concelho de Ferreira do Zêzere e aproveitar para conhecer as paisagens que esta zona do país tem para oferecer aos seus visitantes”.

Este ano, os restaurantes aderentes são os seguintes: A Grelha do Zêzere; Manjar de São Miguel; Restaurante/Pizzaria Toscana; Churrasqueira Penim; Quinta do Adro; O Cantinho da Ana; Café/Restaurante Carmo; Casa dos Leitões; Restaurante Nª Srª do Pranto; Fonte de Cima; Restaurante O Rio e Restaurante Casa do Adro. Os estabelecimentos de tapas e petiscos aderentes são: Churrasqueira do Zêzere; Café Santos; Café Petiscos “Ti Pedro” e Pastelaria Pérola do Zêzere II.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here