Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Dinamarca recebe escultura de jovem artista Ferreirense

Na sequência de um intercâmbio promovido entre o município de Ferreira do Zêzere e a Odder Hojskole, na Dinamarca, o jovem ferreirense Samuel Silva, após um período de seleção, teve a oportunidade de fazer uma residência artística entre agosto e dezembro de 2017 no Campus desta escola dinamarquesa, com todas as despesas de transporte, materiais, alojamento, refeições, e verba financeira (pocket Money) suportadas pelo projeto.

- Publicidade -

Samuel trabalhou noite e dia para completar a sua escultura, que é uma interpretação do outono de 2017 e da vida na Odder Højskole.

- Publicidade -

Na inauguração, realizada no dia 15 de dezembro, o jovem artista afirmou que «a sua escultura é como um poema e completamente aberto à interpretação. Cada vez que se move em torno das partes, novas formas são criadas para serem capturadas. Como momentos. Temos de capturá-los e nunca esquecer».

A peça final de arte tornar-se-á agora parte integrante de um parque de esculturas desenvolvido por jovens artistas de todo o mundo.

Samuel Silva é um jovem ferreirense licenciado em escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Ao longo do seu percurso académico trabalhou com os mais diversos materiais e realizou esculturas em gesso, cerâmica/barro, plástico/resina, pedra, madeira e metal. Posteriormente fez uma especialização em cerâmica, concluindo com sucesso o Curso de Técnico de Cerâmica Criativa no Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica(CENCAL), nas Caldas da Rainha.

Depois deste curso teve a oportunidade de trabalhar em vários locais e ambientes, mas sempre com duas premissas: criar e aprender.

O próximo passo será a vinda de jovens estudantes dinamarqueses a Ferreira do Zêzere no verão de 2018 para o desenvolvimento de um documentário em vídeo sobre a Albufeira de Castelo do Bode e energias renováveis.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome