Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Câmara toma medidas para prevenir incêndios

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere aprovou, na reunião do Executivo do dia 26, várias medidas de prevenção contra os incêndios e que têm a ver com as normas de edificação em espaço rural. Para quem pretender construir nas zonas rurais, passa a ser obrigatória a existência de tomadas de água no exterior das edificações, tal como meios complementares de combate a incêndios, por exemplo, extintores.

- Publicidade -

Exige-se um aumento da segurança passiva das fachadas expostas do edifício. Por exemplo, não é permitido a existência de árvores ou arbustos a menos de 15 metros das edificações.

Além disso, a área de pavimento contígua e exterior às fachadas expostas do edifício têm de ter no mínimo 10 metros de largura em material com características incombustíveis.

- Publicidade -

Estas medidas foram tomadas com base numa informação técnica e tendo em conta que este verão o concelho de Ferreira do Zêzere foi fustigado pelos incêndios.

Para os dois vereadores do PS, Bruno Gomes e Orlando Patrício, estas medidas preventivas são muito vagas e deviam ser mais claras e específicas, por isso, optaram pela abstenção.

O Presidente da Câmara, Jacinto Lopes, explicou que estas medidas têm de ser posteriormente plasmadas e desenvolvidas no PDM que está em revisão. Argumenta ainda que, quanto mais rígidas forem as medidas, mais complicado será para os munícipes.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome