Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Junho 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Câmara contrata gabinete MODO para projeto do Solar do Monteiro-Mor

O projeto de reabilitação do Solar do Monteiro Mor, em Ferreira do Zêzere, foi encomendado pela Câmara ao gabinete Modo Arquitetos Associados, Ld.ª, do Sardoal.

- Publicidade -

Consultada informalmente, a empresa Modo Arquitetos Associados dispôs-se a realizar o trabalho pelo valor de 19.850 euros, acrescido de IVA, valor que a Câmara considera aceitável.

Para a escolha do gabinete também pesou o facto de Francisco Keil do Amaral, arquiteto neto de Alfredo Keil, integrar a equipa. Da equipa faz parte também Rui Serrano, arquiteto e ex-vereador nas Câmaras de Abrantes e Tomar. MODO é um gabinete que tem realizado vários projetos do mesmo género, conforme sublinhou o Presidente da Câmara, Jacinto Lopes.

- Publicidade -

O Solar do Monteiro-mor é a antiga residência do último Monteiro-Mor da vila de Dornes, Manuel Martins Ferreira. Nos finais do século XIX albergou a antiga Sociedade Filarmónica Carrilense e foi palco de um ensaio da então marcha patriótica “A Portuguesa”, composta e orquestrada por Alfredo Keil, o que faz deste imóvel um dos berços do atual Hino Nacional.

Segundo a informação técnica, para elaboração do projeto é necessária uma equipa constituída, no mínimo, por arquiteto, arquiteto paisagista, engenheiro civil, engenheiro eletrotécnico e engenheiro mecânico.

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere não dispõe no seu mapa de pessoal, de arquiteto paisagista, engenheiro eletrotécnico e engenheiro mecânico, “não tendo os técnicos que integram o mesmo, face ao trabalho que desenvolvem, sujeito a prazos legais, disponibilidade para desenvolver o trabalho em causa, justificando-se por isso a contratação de uma empresa que disponha de equipa pluridisciplinar com as valências identificadas”.

 

Foi em abril de 2017 que o município de Ferreira do Zêzere adquiriu o histórico Solar dos Monteiro-Mor, localizado no Carril, num investimento global a rondar os 400 mil euros.

O assunto constava da ordem de trabalhos da reunião do Executivo Camarário de 28 de dezembro e foi aprovado por unanimidade.

Ferreira do Zêzere / Câmara adquire casa berço do hino Nacional

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 25 de Maio de 2017

Vídeo publicado em maio de 2017 após a aquisição do imóvel pelo Município

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome