- Publicidade -

Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Câmara aprova pacote de apoios à Educação

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, por proposta do presidente Jacinto Lopes (PSD), aprovou por unanimidade uma série de apoios na área da Educação para o ano letivo 2019/2020, que passam pela comparticipação na aquisição de material escolar, nos transportes escolares, nos produtos para limpeza das escolas, refeições escolares, entre outros.

- Publicidade -

Para as crianças que frequentam o 1.º Ciclo, Jardins de Infância e Santa Casa Misericórdia, foi aprovada a transferência corrente de 2,50 euros por aluno, para aquisição de material didático/pedagógico.

Outra decisão passa por atribuir auxílios económicos no montante de 16 euros por aluno, para aquisição de material escolar, aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, cujos progenitores sejam recenseados no Concelho

- Publicidade -

Aos alunos cuja área/curso não existe na Escola Pedro Ferreiro e que estudem fora do concelho a Câmara comparticipa em 50% os cadernos de atividades. Para tal, os pais têm de apresentar cópia das faturas em nome do educando ou do encarregado de educação e do preenchimento da respetiva ficha de comparticipação, anexando os documentos necessários.

À semelhança de anos anteriores, todos os alunos dos Jardins de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico, residentes no concelho, beneficiam de refeições escolares gratuitas.

O mesmo acontece relativamente aos transportes escolares que continuam a ser gratuitos para os alunos dos Jardins de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico, residentes no concelho.

Em relação aos transportes escolares para a escola sede, a Câmara aprovou o pagamento integral das vinhetas e cartões, com redução para metade aos alunos com mais de 18 anos.

Aos alunos residentes no concelho e que estudam fora, designadamente para os do ensino secundário, que têm de adquirir a vinheta na Transdev, a Câmara aprovou a venda da referida vinheta na Tesouraria deste Município. A receita cobrada vai para uma conta de Operações de Tesouraria e é depois entregue à Transdev, sendo dessa empresa a responsabilidade de emitir documento de despesa.

Para este grupo de alunos, a Câmara vai continuar a comparticipar com 50% do montante que cabe aos encarregados de educação do passe escolar aos estudantes do ensino não superior, designado por 4_18@escola.pt.

Os apoios estendem-se ao material de expediente e limpeza das escolas. A Câmara aprovou uma transferência corrente ao Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere para aquisição de material de expediente e limpeza no valor de 175 euros por sala. Nos Centros Escolares esse valor será acrescido uma percentagem de 50% por sala, para os espaços comuns. No que se refere ao Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, uma vez que o pavilhão tem ocupação frequente com diversas Associações, a Câmara Municipal deliberou atribuir um acréscimo de 250 euros.

Por fim, foi decidido pelos cinco eleitos da Câmara alargar a  Escola Virtual a todos os alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Ferreira do Zêzere, garantindo-se o pagamento integral dos custos do sistema, que ronda os 10 mil euros. Para o Presidente da Câmara Jacinto Lopes “este valor não é uma despesa mas sim um investimento” que vem ao encontro dos resultados cada vez mais positivos nos rankings e nos desempenhos.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome