Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Assembleia Municipal aprova orçamento de 9 milhões e 845 mil euros

A Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere, reunida na noite de sexta-feira, 22 de dezembro, aprovou por maioria as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018 no valor de 9 milhões e 845.172 euros. Um valor que representa uma diminuição na ordem dos 7,6%, em relação ao orçamento aprovado
para 2017 (no valor de 10 milhões e 655.654,00 euros).

- Publicidade -

De acordo com o documento, as GOP’s para o ano de 2018, incidem em políticas de continuidade que, entre outras, visam a promoção do emprego – através da dinamização e diversificação da atividade empresarial –  a aposta no ambiente e nos recursos naturais que tenha por objetivo a criação das condições necessárias à concretização de um desenvolvimento integrado e equilibrado do concelho, na promoção da gestão energética dos edifícios do Município, na requalificação e valorização ambiental, bem como numa política de valorização florestal e de melhoria da circulação rodoviária no concelho.

Pretende-se ainda substituir as luminárias de iluminação pública a vapor de sódio e mercúrio por luminárias de iluminação com tecnologia LED, nas freguesias ainda não contempladas. O apoio ao associativismo (através de um Regulamento próprio) a continuidade da reestruturação dos serviços e a simplificação de procedimentos administrativos, também são outras apostas.

- Publicidade -

Na sessão, o eleito Carlos Salgado (PS) levantou algumas questões sobre o número de empresas instaladas na Zona Industrial nos últimos quatro anos, pretendendo saber o que é se está a fazer para dinamizar este local.

O presidente da autarquia, Jacinto Lopes (PSD) referiu que é difícil captar empresas mas que, pelo menos, se está a conseguir manter as que estão cá e o espaço está cuidado e arranjado. “Tem que existir uma discriminação positiva fiscal do interior, sendo que Ferreira do Zêzere é o segundo concelho do país com menor taxa de desemprego”, realçou.

O autarca refere que apesar de darem o terreno para que as empresas ali instalem os seus negócios, não tem sido fácil objectivar esses negócios.

Carlos Salgado, eleito da Bancada do Partido Socialista levantou diversas questões sobre o Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018 Foto: mediotejo.net

Carlos Salgado também quis saber mais sobre as normas que justificam a atribuição dos subsídios às associações.  Na questão das receitas, sublinhou o valor elevado que consta na rubrica “outros”. Considerou que o Orçamento deveria ter as obras que se pensam fazer de uma forma mais discriminada para que o público pudesse ter uma maior conhecimento das mesmas.

Também a eleita Fernanda Moura (PS) criticou o orçamento de 2018. “Define-se como um orçamento de gestão corrente, não tem projectos e é um orçamento vazio”, atesta.

Já o eleito José Manuel Duarte (PSD) refere que “confia no presidente da autarquia” na elaboração deste orçamento embora confesse que o mesmo o tivesse desiludido um pouco “uma vez que se nota uma certa contrição, um certo cuidado de não avançar longe demais” com a preocupação da gestão.

“Há aqui uma questão importante: este é um orçamento de regularização, de grande participação social e cívica, com a implementação de um Regulamento de Apoio às Coletividades, inserido num documento de trabalho e regulador do funcionamento da autarquia, sendo que todos são tratados por igual”, exemplificou.

Jacinto Lopes, presidente da autarquia, sublinhou que este é um orçamento rigoroso, assente numa estratégia delineada Foto: mediotejo.net

Jacinto Lopes explicou que a autarquia apoia as colectividades de forma regular sendo que os apoios extraordinários são deliberados em reunião de câmara. “O nosso orçamento tem um rigor hoje que não tinha há 10 anos atrás, sendo que têm que cumprir no mínimo 85% da receita prevista”, referiu, acrescentando que o valor deste orçamento é sempre provisório uma vez que em abril vão aprovar as contas de 2017 com um saldo transitado que irá entrar no orçamento, o que significa que vai existir um reforço significativo das verbas em muitas rubricas.

Respondendo a uma intervenção de uma eleita a propósito da requalificação do cemitério da vila, Jacinto Lopes respondeu que o cemitério necessita de obras desde 2011. “Vamos fazer uma requalificação deste espaço para o ano, é uma prioridade, mas estamos já a trabalhar para arranjar um terreno para um novo cemitério, sendo que tenho uma visão para o mesmo nos terrenos por detrás do Centro Cultural”, indicou.

A votação final das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018 acabou por ser aprovada por maioria com 1 voto contra do eleito Cristóvão Neto (movimento independente +Ferreira), 9 abstenções e 11 votos a favor.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, é curioso a Srª Jornalista só baseia a informação nos factores favoráveis à Camâra Municipal.
    Então e os outros assuntos debatidos na referida Ass.? nomeadamente no que se refere à poluição que tanto incomoda as populações e que nalguns casos a C. Municipal diz não conhecer, como isso fosse possível.

    • Caro Leitor, a jornalista não aceita as insinuações implícitas neste comentário. Apenas salienta que a quadra festiva que se seguiu à sessão não permitiu que ainda tenha redigido todas as notícias que resultaram da mesma. Atenciosamente, Elsa Ribeiro Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome