Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | 7ª edição do Trail do Zêzere bate recorde de participantes (c/áudio)

São esperados mais de 2 mil participantes na 7ª edição do Trail do Zêzere a disputar no fim de semana de 13 e 14 de novembro. A prova organizada pelo Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere bate assim um recorde de participantes que era até agora de 1809.

- Publicidade -

As inscrições estão abertas até este domingo, dia 7 de novembro, e Luís Graça, presidente do clube e diretor do evento, acredita que o número de inscrições ultrapasse as duas mil, até porque “à boa maneira portuguesa, muitos deixam para a última hora”.

Os atletas vêm de todo o país incluindo das regiões autónomas e há ainda a presença de alguns estrangeiros. Aliás, até o final de outubro estavam representados todos os distritos do país exceto o de Bragança, conforme revela Luís Graça ao mediotejo.net.

- Publicidade -

ÁUDIO | Entrevista a Luís Graça, Diretor da prova:

Inicialmente prevista para 14 de março de 2020, depois reagendada para novembro do mesmo ano, e novamente adiada em virtude da pandemia da COVID-19, a prova foi dividida em dois dias: no sábado percorrem-se as distâncias maiores (50km e 35km) e no domingo as mais pequenas (20km e 14km), sendo a caminhada repartida pelos dois dias, com o objetivo de evitar grandes aglomerações.

“Os percursos enquadram-se naquilo que se considera o verdadeiro trail”, explica Luís Graça. Alguns dos caminhos são antigos, outros são feitos de novo, todos no meio da natureza em percurso com constante sobe e desce, sem planícies nem planaltos, ao gosto das pessoas que participam neste tipo de eventos. As provas com maiores distâncias têm o atrativo das paisagens junto à albufeira de Castelo do Bode.

Luís Graça é o presidente do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere Foto: mediotejo.net

O responsável pela prova destaca o apoio da Câmara Municipal, considerado “fundamental”, tanto em termos de infraestruturas necessárias para o evento, como em apoio financeiro (2,5 euros por cada participante) e a oferta de brindes a todos. Há ainda o apoio de algumas juntas de freguesia e empresas.

 Espera-se um “fim de semana em cheio” com a expectativa de dinamização do comércio local, nomeadamente a restauração, os supermercados e a hotelaria que geralmente está esgotada nessa altura.

“Acontece que há pessoas que nunca visitaram Ferreira do Zêzere, vêm ao trail e depois voltam mais tarde para fazer férias aqui. Isto é bom para a terra”, realça Luís Graça.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome