Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Feriado de Alcanena assinala requalificação da praia fluvial dos Olhos d’Água

A requalificação da praia fluvial dos Olhos de Água, no concelho de Alcanena, vai ser inaugurada na quinta-feira, 5 de maio, feriado municipal. No local decorreu uma intervenção que visou o controlo da erosão das margens do rio Alviela e a estabilização do talude na zona da praia.

- Publicidade -

A empreitada de controlo da erosão das margens, no valor de 107,5 mil euros, incluiu a reabilitação da ponte existente, com a colocação de um novo passadiço e novas guardas em madeira. A estabilização do talude rochoso foi um investimento de 84,8 mil euros.

A intervenção iniciou-se no verão de 2015 e tinha um prazo de execução de 90 dias.

- Publicidade -

O programa de comemorações do 102º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena decorre no sábado e domingo, dias 7 e 8 de maio.

No sábado, dia 7 de maio, às 16:00, terá lugar a inauguração da ALC’ARTE – Exposição anual dos artistas plásticos do concelho de Alcanena, que ficará patente até ao dia 27 de maio, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, no Átrio da Câmara Municipal de Alcanena e no Cine-Teatro São Pedro.

Esta mostra reúne trabalhos de 20 artistas plásticos do concelho de Alcanena, nas modalidades de pintura, escultura, fotografia e Scroll. Trata-se da primeira edição desta iniciativa que se pretende repetir anualmente.

No dia 8 de maio, data em que se assinala o 102º aniversário da fundação do concelho, as atividades têm início às 8:00, com alvorada, seguindo-se, às 9:00, o içar da bandeira, na Praça 8 de Maio, com Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais de Alcanena.

Às 9:15 terá lugar a Homenagem aos Promotores e Fundadores do Concelho, com deposição de uma palma de flores no monumento de homenagem aos mesmos, seguindo-se, às 9:30, a Romagem ao Cemitério para homenagear os Presidentes de Câmara já falecidos, com desfile de Bombeiros e Fanfarra.

Às 10:30, terá lugar a Sessão Solene Comemorativa do 102º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, no Salão Nobre da Câmara Municipal, que contará com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal, Fernanda Asseiceira, do Presidente da Assembleia Municipal, Silvestre Pereira, e dos representantes dos partidos/grupos políticos com assento na Assembleia Municipal de Alcanena.

A encerrar o programa de comemorações, terá lugar, às 21:00, no Auditório do Cine-Teatro São Pedro, o Concerto “Música Meridionalis”: Poesia Poética, pelo Coro da Fundação Calouste Gulbenkian, com direção de Paulo Lourenço.

O concerto é de entrada livre, devendo as reservas ser efetuadas através do telefone 249 889 010.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here